Sobre os conflitos étnicos e a questão das nacionalidades, assinale a alternativa correta. * 1 ponto a) Os conflitos étnicos da Irlanda têm como principal foco o rompimento da supremacia britânica sobre os irlandeses, dentro da Grã-Bretanha. Neste caso, a Irlanda do Norte e a Irlanda do Sul uniram-se contra ingleses e escoceses. b) Os conflitos étnicos mais recentes, ocorridos na Africa, opõem as populações tribais locais ao colonizador. Em Angola, por exemplo, as tribos locais uniram-se contra a população de origem portuguesa, o antigo dominador. c) Os conflitos entre árabes e judeus são essencialmente de fundo religioso, alimentando a oposição entre palestinos e judeus. Neste caso, os conflitos por território são apenas secundários tendo, mesmo, deixado de fazer parte da pauta de negociações, na última década. d) A "Questão Basca" envolve a reivindicação dos bascos quanto ao aumento da autonomia política e também cultural, junto ao governo espanhol, bem como uma possível independência do País Basco.
isabelaffm:
c) A “Questão Basca” envolve a reivindicação dos bascos quanto ao aumento da autonomia política e também cultural, junto ao governo espanhol, bem como uma possível independência do País Basco.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
letra D
Explicação:
A presença de questões nacionalistas não remete a algo novo. A consolidação do território, a formação do território, ou ainda a solidificação da estrutura de poder é algo muito presente no século XX. As alternativas incorrem exatamente nisso. Mas destacam situações não existentes, como a união das Irlandas contra o Reino Unido, ou ainda a volta do antigo colonizador Portugal a Angola. Assim se verifica que a questão Basca está de acordo pois evidencia a carência de autonomia política, social e econômica pleiteada pelos Bascos.
fiz no Classroom
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás