TEXTO CAETÉS
No momento da narrativa, o que o narrador-personagem está fazendo? Justifique com um trecho do texto.
2 O trecho lido faz referência a alguns temas de forma irônica. Qual é o tema de cada um dos trechos a seguir?
a) Não que me preocupe exclusivamente com o dinheiro, pois se Marta fosse vesga e coxa, não a aceitaria por preço nenhum.
b) Tocava piano. Naquele momento reconheci no piano um caminho seguro para a perfeição. Falava francês. Não havia certamente exercício mais honesto que falar francês, língua admirável.
c) E se a D. Engrácia lhe deixasse a fortuna, bom casamento, negócio magnífico.
d) Não seria difícil travar na igreja um namoro com ela, na missa das sete, e mandar-lhe, por intermédio de Casimira, umas cartas cheias de inflamações alambicadas, versos de Olavo Bilac [...].
e) Imaginei-me proprietário, vendendo tudo, arre dondando aí uns quinhentos contos, indo viver no Rio de Janeiro com Marta, entre romances franceses, papéis de música e flores de parafina.
Respostas
Resposta:
Explicação:
1 No momento da narrativa, o que o narrador-personagem está fazendo? Justifique com um trecho do texto.
Ele está pensando na possibilidade de se casar com Marta Varejão: “Dedicava-me às minhas ocupações singelas – e as ideias esvoaçavam em redor da Marta Varejão.”.
2 O trecho lido faz referência a alguns temas de forma irônica. Qual é o tema de cada um dos trechos a seguir?
a) Não que me preocupe exclusivamente com o dinheiro, pois se Marta fosse vesga e coxa, não a aceitaria por preço nenhum.
Interesse pelo dinheiro e preconceito com relação às mulheres que fogem ao padrão de beleza preestabelecido.
b) Tocava piano. Naquele momento reconheci no piano um caminho seguro para a perfeição. Falava francês. Não havia certamente exercício mais honesto que falar francês, língua admirável.
Valorização de padrões culturais europeus.
c) E se a D. Engrácia lhe deixasse a fortuna, bom casamento, negócio magnífico.
Visão do casamento como um negócio. Comente com os alunos que o sobrenome “Varejão” se refere a negócio, comércio.
d) Não seria difícil travar na igreja um namoro com ela, na missa das sete, e mandar-lhe, por intermédio de Casimira, umas cartas cheias de inflamações alambicadas, versos de Olavo Bilac [...].
Crítica à estética parnasiana e ao “romantismo feminino”.
e) Imaginei-me proprietário, vendendo tudo, arre dondando aí uns quinhentos contos, indo viver no Rio de Janeiro com Marta, entre romances franceses, papéis de música e flores de parafina.
Idealização da vida no Rio de Janeiro (onde vivera a Corte portuguesa).