Respostas
Resposta:
Explicação:
Olá , tudo bem ?
Luta de classes, ou lutas de classes, no plural, refere-se a um fenômeno social de tensão ou antagonismo que existe entre pessoas ou grupos de diferentes classes sociais devido aos competitivos interesses socioeconômicos e desejos dessas pessoas diante da lógica do modo de produção capitalista, dando forma a um conflito que se expressa nos campos econômico, ideológico e político que é a norma na história humana.[1] A visão de que a luta de classes fornece a alavanca para mudanças sociais radicais para a maioria, é fundamental nos trabalhos de Karl Marx e do anarquista Mikhail Bakunin.
Segundo pensadores como David Ricardo, Pierre-Joseph Proudhon, Karl Marx e Mikhail Bakunin, a luta de classes seria a força motriz por trás das grandes revoluções na história, fornecendo a alavanca para radicais mudanças sociais. Esse conflito teria começado com a criação da propriedade privada dos meios de produção. A partir daí, a sociedade passou a ser dividida entre proprietários (burguesia) e trabalhadores (proletariado), ou seja, possuidores dos meios de produção e possuidores unicamente de sua força de trabalho. Na sociedade capitalista, a burguesia retêm a mercadoria produzida pelo proletariado, e o produtor dessa mercadoria recebe um salário que é pago de acordo com a qualificação profissional dele.
Espero ter ajudado!
No marxismo, a classe trabalhadora é vista como a classe oprimida e a base para a luta de classe. A classe trabalhadora é formada por aqueles que vendem a sua força de trabalho para os donos dos meios de produção, como fábricas e empresas, em troca de um salário. A classe trabalhadora é oprimida pelos donos dos meios de produção, que exploram o trabalho dos operários para obter lucro.
Para Karl Marx, a luta de classe é a luta entre a classe trabalhadora e a classe burguesa (a classe dominante) para controlar os lucros e as condições de trabalho. Ele acreditava que a luta de classe era o motor da mudança social e que, eventualmente, levaria à revolução e à instauração de um sistema socialista, em que os meios de produção seriam coletivizados e a exploração do trabalho acabaria.