• Matéria: ENEM
  • Autor: hellendadyva
  • Perguntado 4 anos atrás

A 2ª fase do modernismo brasileiro foi marcada pela busca de uma pesquisa crítica
sobre a realidade brasileira. A partir da leitura do trecho da matéria da Carta Capital e do excerto de Vidas Secas, de Graciliano Ramos, responda se esta proposta de literatura ainda tem razão de ser no Brasil atual? Justifique sua resposta evitando marcas de pessoalidade.

Uma pesquisa recentemente divulgada, realizada por pesquisadores do núcleo Food
for Justice – Power, Politics and Food Inequality in a Bieconomy, da Universidade Livre de Berlim, em parceria com pesquisadores da UFMG e da UnB, mostra que a insegurança insegurança alimentar se agravou de forma alarmante no Brasil. Através de entrevistas com cerca de 2.000 pessoas, realizadas entre agosto a dezembro de 2020, a pesquisa destaca que a insegurança alimentar no Brasil, que alcançou seu nível mínimo histórico em 2013 (22,6%), já atinge 36,7% dos domicílios brasileiros, conforme constatado pela POF 2017/2018, bem antes, portanto, do início da pandemia.

Fragmento de Vidas Secas

“Ainda na véspera eram seis viventes, contando com o papagaio. Coitado, morrera
na areia do rio, onde haviam descansado, a beira de uma poça: a fome apertara demais os retirantes e por ali não existia sinal de comida. Baleia jantara os pés, a cabeça, os ossos do amigo, e não guardava lembrança disto”

Respostas

respondido por: jmpones55
0

Resposta:

Não entendi ??????????


hellendadyva: A partir da leitura do trecho da matéria da Carta Capital e do excerto de Vidas Secas, de Graciliano Ramos, responda se esta proposta de literatura ainda tem razão de ser no Brasil atual? Justifique sua resposta evitando marcas de pessoalidade.
Perguntas similares