Respostas
RESPOSTA:
•Segundo o famoso ditado popular “água e óleo não se misturam”, mas, por que será que isso acontece? Neste artigo, vamos explicar as razões para esse fenômeno natural ligado à água que gera muita curiosidade em todo mundo.
A água é conhecida como solvente universal porque uma grande quantidade de substâncias consegue ser dissolvida nela. Mas, para algumas substâncias, como o óleo e o azeite, por exemplo, isso não ocorre.
Essas misturas heterogêneas são chamadas líquidos imiscíveis: misturas que apresentam duas ou mais fases, em que os componentes da mistura são perceptíveis.
Ao encher um copo de água e colocar óleo, eles não se misturam, e é possível distinguir claramente uma camada da outra. Formam-se duas fases, sendo que o óleo fica na parte de cima, já que é menos denso que a água.
•Funil de bromo ou funil de decantação: este método é usado para separar líquido-líquido, como óleo e água. O líquido mais denso passa controladamente através de uma válvula que é fechada imediatamente quando sua separação se completa, ou seja, antes que o líquido menos denso passe pela válvula e se misture novamente com o outro recipiente.
•Faça Um desenho igual a 2 questão
Ah... E boa sorte Nos Estudos =)