Sobre o Modernismo no Brasil, todas as declarações estão corretas, com EXCEÇÃO de:
A) O Modernismo no Brasil é dividido em três fases: 1ª Fase (ou 1ª geração): de 1922 a 1930; 2ª Fase (ou 2ª geração): de 1930 a 1945 e 3ª Fase (ou 3ª geração/ Pós-Modernismo): de 1945 até a atualidade.
B) A proposta dos artistas era um retorno ao passado.
C) Principal movimento literário do século XX, teve como marco inicial a Semana de Arte Moderna em 1922– realizada no Teatro Municipal de São Paulo.
D) O momento foi marcado pela efervescência de novas ideias e modelos de obras elaboradas em uma nova linguagem, ligada às correntes europeias como: Expressionismo, Futurismo, Surrealismo, Cubismo e Dadaísmo.
ALGUÉM PODE ME AJUDAR?
Respostas
Resposta:
a)O modernismo no Brasil foi um longo período (1922-1960) que reuniu diversas características e obras, por isso, esteve dividido em três fases, também chamadas de gerações: Primeira fase modernista (1922-1930) - a fase heroica ou de destruição. Segunda fase modernista (1930-1945) - a fase de consolidação ou geração de 30.
b)O Renascimento foi um movimento artístico, cultural e científico que surgiu na Itália, no século XV e se expandiu para outras regiões da Europa, trazendo renovação nas áreas de filosofia, política, economia, cultura, artes, ciência, dentre outras.
c)O evento realizado no Teatro Municipal de São Paulo é considerado o marco do Modernismo no Brasil. A Semana de Arte Moderna ocorreu entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de São Paulo. O evento se tornou uma referência do mundo artístico e cultural do século XX.
d)As vanguardas europeias foram um conjunto de expressões artísticas que despontaram dentro do movimento modernista Europeu, no início do século XX.
Explicação:
espero ter te ajudado