pesquisar sobre uma personalidade que tenha contribuído para os direitos e deveres do ser humano. a pesquisa que deve obter a história da personalidade pesquisada, suas causas e feitos por direitos humanos, imagens relacionadas a pesquisa e uma justificativa do aluno (a)
Respostas
Resposta:
1. RESUMO
Ao pesquisarmos a origem da Psicopedagogia, verificamos por meio de estudos que a preocupação com os problemas de aprendizagem teve origem na Europa, ainda no século XIX. No que se refere à inserção da psicopedagogia no âmbito pedagógico, conclui-se que a dinâmica histórico-social determinou a necessidade de um profissional que respondesse aos graves problemas enfrentados pela Pedagogia diante da expansão demográfica do pós-guerra, gerando uma crise na escola devido à utilização de métodos inadequados, aumento de matrículas entre outras dificuldades. Diante dessa situação, a sociedade sentiu uma grande necessidade de um profissional para orientar o processo educativo construindo um conhecimento mais profundo dos processos de desenvolvimento, de maturidade de aprendizagem humana. Este trabalho tem como objetivo analisar os benefícios das práticas do Psicopedagogo na instituição escolar: Quais são as suas verdadeiras contribuições no contexto escolar? Quais são os seus desafios? Como o Psicopedagogo Educacional contribui nesta situação problema que vem crescendo constantemente em relação às dificuldades de aprendizagem, os fatores que contribuem para que ela ocorra e a ação preventiva do Psicopedagogo junto com os professores. É importante ressaltar que a psicopedagogia como complemento é uma ciência nova que estuda o processo de aprendizagem e dificuldades, muito tem contribuído para explicar a causa das dificuldades de aprendizagem, pois tem como objetivo central de estudo o processo humano do conhecimento: seus padrões evolutivos normais e patologias bem como a influência (família, escola, sociedade) no seu desenvolvimento.
Palavras chaves: Psicopedagogia, instituição escolar, dificuldade de aprendizagem.
2. INTRODUÇÃO
Esta monografia tem como objetivo principal conhecer o papel do Psicopedagogo educacional e a sua relação prática com os educandos. Para isso foi necessário realizar uma pesquisa em três escolas que analisasse como psicopedagogo trabalha dentro da instituição escolar. Durante quatro semanas visitei as escolas: Instituto Social Objetivo, Escola Estadual Clériston Andrade e a Escola Moderninha de Valéria localizada na cidade do Salvador/Bahia, com isso foi possível perceber que os profissionais em questão desenvolvem um trabalho multidisciplinar.
Realizei esse trabalho sobre a atuação do/a Psicopedagogo/a fazendo um levantamento bibliográfico, além de entrevistas com profissionais que atuavam na área pedagógica em diferentes espaços. Assim, pude conhecer o trabalho pedagógico desenvolvido dentro do espaço da sala de aula. Dentre as diversas áreas de atuação deste profissional verifiquei que as funções que eles desempenham são: realiza o diagnóstico e intervenção psicopedagógica, atuam na prevenção dos problemas de aprendizagem, desenvolvem pesquisas e estudos científicos relacionados ao processo de aprendizagem, atendimento aos alunos e pais, orienta professores etc.
De acordo com BOSSA (2000) A psicopedagogia se ocupa da aprendizagem humana, que adveio de uma demanda o problema de aprendizagem. Como se preocupa com esse problema, deve ocupar-se inicialmente do processo de aprendizagem, estudando assim as características da mesma. É necessário comentar que a Psicopedagogia é comumente conhecida como aquela que atende crianças com dificuldades de aprendizagem. É notório o fato de que as dificuldades, distúrbios ou patologias podem aparecer em qualquer momento da vida e, portanto, a Psicopedagogia não faz distinção de idade ou sexo para o atendimento.
A escolha do tema foi devido a essa grande demanda atualmente de transtornos de aprendizagens que os alunos vêm enfrentando, e também em decorrência das adversidades que os professores lidam com esses transtornos, mais ainda quando se deparam com alunos indisciplinados e sem controle. Por essa razão a formação desses educadores deve ser multidisciplinar, assentada em diversas ciências.
3. A HISTÓRIA DA PSICOPEDAGOGIA
Historicamente, segundo BOSSA (2000) os primórdios da Psicopedagogia ocorreram na Europa, ainda no século XIX, evidenciada pela preocupação com os problemas de aprendizagem na área médica. Acreditava-se na época que os comprometimentos na área escolar eram provenientes de causas orgânicas, pois procurava-se identificar no físico as determinantes das dificuldades do aprendente. Com isto, constituiu-se um caráter orgânico da Psicopedagogia. De acordo com BOSSA (2000), a crença de que os problemas de aprendizagem eram causados por fatores orgânicos perdurou por muitos anos e determinou a forma do tratamento dada à questão do fracasso escolar até bem recentemente.
Explicação: