• Matéria: História
  • Autor: ajudaponto
  • Perguntado 4 anos atrás

1. Sobre o significado da coroação de Carlos Magno no Natal de 800 infere-se que:

a) representou a supremacia do império sobre a Igreja Católica Romana. A partir daquela data ele seria imperador de todos os cristãos que deveriam adorá-lo como um deus vivo.
b) representou o fortalecimento da aliança entre Estado e Igreja. Com isso, o chefe da Igreja e o imperador pretendiam dar unidade à Europa cristã.
c) Estabeleceu que todos os papas, dali em diante, seriam escolhidos pelo Império Carolíngio e de que a Igreja deveria se submeter ao império.
d) Contribuiu para o fortalecimento das monarquias medievais ao determinar que todos os reis da Europa deveriam receber a coroa somente pelas mãos do Papa.


2. Durante a expansão militar que liderou, Carlos Magno adotou um antigo costume germânico de doar terras e privilégios aos nobres que o serviam e lutavam com ele. Em troca dos bens recebidos, esses nobres se tornavam seus vassalos, isto é, se ligavam a ele por laços de dependência e fidelidade. Esta relação entre nobres recebe o nome de vassalagem. Para administrar seu imenso império, Carlos Magno dividiu-o em províncias e entregou sua administração a homens de sua confiança. Sobre essa divisão é correto afirmar:

a) Os duques eram os mais próximos do rei e os que recebiam as maiores porções, os marqueses administravam as marcas (territórios situados nas fronteiras do Império) e os condes administravam territórios menores.

b) Os territórios eram distribuídos entre ducados, condados e marcas. Era porções iguais de território e todas administradas por senhores feudais que tinham participado da guerra junto a Carlos Magno.
c) Os ducados era o equivalente a um feudo e situados no interior do Império Carolíngio. Já as marcas e condados estavam localizados em terras estrangeiras, fora do Império.
d) Duques, condes e marqueses eram títulos nobiliárquicos (de nobreza) que poderiam ser recebidos pela compra, empréstimos de dinheiro, doação ou por meio de honra militar negociada entre vassalos e suseranos.

Anexos:

ajudaponto: Resposta do dia! 17/06 ‍✏️
Educação Física!⚽ D B
História!️ B A
Financeira! C D
Biologia! B D
Geografia!️ A C
kaahninda: vlww ta certo

Respostas

respondido por: danielpoczenikbatist
18

Resposta: 1)b) representou o fortalecimento da aliança entre Estado e Igreja. Com isso, o chefe da Igreja e o imperador pretendiam dar unidade à Europa cristã./A coroação de Carlos Magno no Natal de 800 pelas mãos do Papa representou o fortalecimento da aliança entre Estado e Igreja. Com isso, o chefe da Igreja e o imperador pretendiam dar unidade à Europa cristã. o Império Carolíngio ao receber o apoio da Igreja aumentava seu poder e sua influência.

2)a) Os duques eram os mais próximos do rei e os que recebiam as maiores porções, os marqueses administravam as marcas (territórios situados nas fronteiras do Império) e os condes administravam territórios menores./Os duques eram os mais próximos do rei e os que recebiam as maiores porções, os marqueses administravam as marcas (territórios situados nas fronteiras do Império) e os condes administravam territórios menores.

1)b 2)a espero ter ajudado!


analeticiasouza095: tá certo no classrom, vlwww
millenasaboiasilva: Certin, obrigada moço ajudou bastante!!
respondido por: reuabg
0

Sobre a coroação de Carlos Magno, podemos afirmar que representou a tentativa de unificação da Europa sobre uma única igreja e cultura, fortalecendo o poder de ambas. Sobre as divisões das províncias, podemos afirmar que os duques recebiam áreas maiores, seguidos pelos marqueses e condes. Assim, as alternativas corretas são as letras b) e a).

A coroação de Carlos Magno como imperador do Império Romano do Ocidente, no natal do ano 800, significou que a igreja e o papa confiavam nele a reconstrução do Império Romano do Ocidente, tendo em vista que o império havia sido devastado pelas invasões bárbaras e divido em partes menores. Com essa união, visaram aumentar o poder da própria igreja e de Carlos.

Sobre as divisões das terras e dos títulos, os duqueses eram os mais próximos ao Imperador e possuiam maiores pedaços de terra. Eram seguidos pelos marqueses, que recebiam terras em locais de conflito ou em fronteiras, e, após eles, os condes recebiam pedaços ainda menores de terra. Todos podiam cobrar impostos sobre os vassalos presentes em suas terras, que plantavam nela e produziam alimentos para o feudo.

Com isso, concluímos que as alternativas corretas são as letras b) e a).

Para aprender mais sobre Carlos Magno, acesse https://brainly.com.br/tarefa/45121779

Anexos:
Perguntas similares