• Matéria: Ed. Moral
  • Autor: Gabrieloliveira213
  • Perguntado 4 anos atrás

Rubem Alves, em sua obra O que é religião?, diz que “a religião nasce com o poder que os homens têm de dar nomes às coisas, fazendo uma discriminação entre coisas de importância secundária e coisas nas quais seu destino, sua vida e sua morte se dependuram. Esta é a razão por que, fazendo uma abstração dos sentimentos e experiências pessoais que acompanham o encontro com o sagrado, a religião se nos apresenta como certo tipo de fala, um discurso, uma rede de símbolos.” De acordo com essa reflexão, as afirmativas estão corretas, EXCETO: *

A) As entidades religiosas não são entidades imaginárias... a religião não pode ser compreendida como imaginação ou fantasia. Por isso, para o autor, a religião tem a dignidade de nossa razão e pode ser analisada pelo instrumental crítico das ciências da religião.

B) É ao invisível que a linguagem religiosa se refere ao mencionar as profundezas da alma, as alturas dos céus, o desespero do inferno, os fluidos e influências que curam, o paraíso, as bem-aventuranças eternas e o próprio Deus. Quem, algum dia, viu qualquer uma dessas entidades?

C) Para a religião, não importam os fatos e as presenças que os sentidos podem agarrar. Importam os objetos que a fantasia e a imaginação podem construir... Concluímos, assim, com honestidade, que as entidades religiosas são entidades imaginárias.

D) Quando entramos no mundo sagrado, descobrimos que uma transformação se processa: a linguagem se refere a coisas invisíveis, coisas para além de nossos sentidos comuns, as quais, segundo a explicação, somente os olhos da fé podem contemplar.

Respostas

respondido por: kaikevitor13g
1

Resposta:

b).....

Explicação:

eu fiz na aula on

Perguntas similares