Leia o trecho do romance a seguir e responda.
Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema.
Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira.
O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado. […]
Diante dela e todo a contemplá-la, está um guerreiro estranho, se é guerreiro e não algum mau espírito da floresta. Tem nas faces o branco das areias que bordam o mar; nos olhos o azul triste das águas profundas. Ignotas armas e tecidos ignotos cobrem-lhe o corpo.
Foi rápido, como o olhar, o gesto de Iracema. A flecha embebida no arco partiu. Gotas de sangue borbulham na face do desconhecido.
(...) Cedendo à meiga pressão, a virgem reclinou-se ao peito do guerreiro, e ficou ali trêmula e palpitante como a tímida perdiz.
(…) A fronte reclinara, e a flor do sorriso expandia-se como o nenúfar ao beijo do sol (…).
Em torno carpe a natureza o dia que expira. Soluça a onda trépida e lacrimosa; geme a brisa na folhagem; o mesmo silêncio anela de opresso. (…) A tarde é a tristeza do sol. Os dias de Iracema vão ser longas tardes sem manhã, até que venha para ela a grande noite.
(...) Muitas vezes ia sentar-se naquelas doces areias, para cismar e acalentar no peito a agra saudade. As jandaias cantavam ainda no olho do coqueiro; mas não repetiam já o mavioso nome de Iracema. Tudo passa sobre a terra.
1. Sabemos que o uso de pronomes e outras palavras ajudam na progressão do texto evitando repetições. No trecho “O favo da jati não era doce como seu sorriso”, a quem se refere o autor? * 1 ponto a) À graúna, que é uma ave nativa do Brasil, cujo canto nos deixa feliz e provoca sorrisos. b) À jati, que é uma abelha típica do Brasil, cujo mel é extremamente doce e por isso provoca sorrisos. c) À palmeira, que é uma planta que produz alimento e sombra deixando feliz quem dela se vale. d) À Iracema, que é a personagem descrita e comparada ao mel produzido pela abelha.
Respostas
respondido por:
14
Resposta:
1)D - O pronome “seu” se refere à Iracema, que é a personagem descrita e comparada ao mel produzido pela abelha.
Explicação:
2)D - Um efeito de finalização, já que tudo tem um fim e a jandaia sinaliza isso simbolicamente.
respondido por:
7
Resposta:
1) D
2) D
Explicação:
Fiz no class
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás