1. Da Alemanha, o protestantismo espalhou-se para outros países com a ajuda de importantes reformadores, entre eles João Calvino, teólogo francês. Considerando tal informação, assinale a alternativa que apresenta a sua ideia de predestinação absoluta. *
a) Predestinação absoluta foi a venda parcial ou total da remissão dos pecados, muito valorizada por João Calvino.
b) Na França, o movimento de predestinação absoluta defendia a salvação pela compra de indulgências e de relíquias sagradas.
c) João Calvino acreditava na predestinação absoluta, ou seja, que as pessoas nada podiam fazer para mudar seu destino. Para ele, alguns são predestinados por Deus à vida eterna, e outros, à morte eterna.
d) Na Alemanha, a predestinação absoluta foi proibida pelo batismo e a eucaristia, os únicos sacramentos defendidos pelo papa. .
2. Martinho Lutero na Alemanha, e João Calvino na França, líderes da reforma protestante defendiam ideias em comum, mas também divergiam em alguns aspectos. Sobre as ideias de Lutero e Calvino, assinale a alternativa que expressa suas semelhanças e divergências: *
a) Martinho Lutero e João Calvino refutavam o culto às imagens e admitiam apenas dois sacramentos: o Batismo e a Eucaristia. No entanto, Lutero defendia a salvação pela fé e Calvino acreditava na predestinação absoluta, isto é, as pessoas nada podiam fazer para mudar seu destino a de vida ou a morte eterna.
b) Martinho Lutero e João Calvino defendiam a predestinação absoluta, isto é, a salvação pela leitura da bíblia e dos dois sacramentos, o batismo e a eucaristia.
c) João Calvino defendia o culto às imagens de santos, enquanto Lutero defendia apenas a predestinação absoluta.
d) João Calvino ficou conhecido na Inglaterra, quando fundou a Igreja Anglicana, em homenagem ao rei Henrique VIII.
Respostas
Resposta:
1) C
2) A
Explicação: pode fazer
Sobre a predestinação absoluta, podemos afirmar que Calvino acreditava que o destino de uma pessoa era traçado antes mesmo de ela nascer. Ambos Lutero e Calvino não acreditavam no culto a imagens, mas diferiam sobre a ideia de salvação. Portanto, as alternativas corretas são as letras c) e a).
Uma das ideias de João Calvino era a de que uma pessoa nada podia fazer sobre seu destino, cabendo apenas a Deus tomar essa decisão. Assim, caso Ele desejasse que uma pessoa fosse salva ou sofresse o castigo eterno, nada poderia mudar essa decisão.
Ele também pregava a valorização moral do trabalho, e que uma pessoa deveria poupar para enriquecer, práticas que ampliaram seu espaço de atuação em Genebra (que possuia muitos burgueses).
A igreja católica praticava, no século XVI, a venda de indulgências, que era a venda dos perdões para certos pecados. Assim, por exemplo, através de uma doação para a reforma de uma igreja, uma pessoa poderia ter o mal que foi feito perdoado. Essa prática era condenada por Lutero, que iniciou a Reforma Protestante, seguida após por Calvino.
Enquanto Calvino e Lutero tinham as ideias aproximadas quanto ao culto de imagens e sacramentos (formas no qual Deus pode salvar uma pessoa), eles divergiam sobre o que uma pessoa podia fazer para ser salva. Para Calvino, a pessoa nada podia fazer, pois seu destino já estava escrito. Já para Lutero, as obras (trabalhos feitos em vida em nome da fé) podiam alterar o destino de um cristão.
Com isso, concluímos que as alternativas corretas são as letras c) e a).
Para aprender mais sobre Martinho Lutero, acesse https://brainly.com.br/tarefa/10023938