• Matéria: História
  • Autor: mariaeduardaaa646
  • Perguntado 4 anos atrás

A Amazônia viveu o sonho transitório de riqueza graças à borracha. A borracha ocupou folgadamente o segundo lugar dentre os produtos brasileiros de exportação, alcançando o ponto máximo entre 1898 e 1910. Boris Fausto Dentre as consequências dessa atividade econômica para a região, podemos citar: *
a) Foram alteradas substancialmente as condições sociais, graças à melhor distribuição de renda e à qualidade de vida dos seringueiros.
b) Provocou migrações da região sudeste, base da mão-de-obra utilizada nesse ciclo extrativista.
c) Gerou o crescimento da população urbana, migrações da região nordeste, concentrou a renda, entrando em declínio devido a concorrência da produção inglesa e holandesa na Ásia.
d) Não trouxe concentração de renda nem alterou o modo de vida das capitais Belém e Manaus.
e) Constituiu-se no ponto de partida do desenvolvimento e na diversificação das atividades econômicas da região.

Respostas

respondido por: Xenzo13X
4

alternativa C. A exploração da orracha servia, na época, para atender a crescente demanda das indústrias autbomobilísticas, tendo sido o Brasil o grande produtor desta matéria-prima, que se concentrava na Amazônia, por pelo menos duas décadas.

Esta oportunidade econômica, como é comum, atraiu imigrantes pobres de regiões próximas, em especial do nordeste, e acabou concentrando renda nas mãos dos empresários que controlavam os territórios nos quais a prática era realizada. Entrou em declínio quando passou a ser cultivada em outros países, tendo o nosso país perdido o seu monopólio.

de: DuardoPLopes

Perguntas similares