• Matéria: Saúde
  • Autor: antoniokaua6
  • Perguntado 4 anos atrás

Pressão Venosa Central (PVC) é o termo usado para descrever a pressão exercida em veia cava superior e inferior durante o retorno venoso na circulação sistêmica e deve ser mensurada quando houver dúvida sobre o estado volêmico, de tal forma que a correção interfira na terapêutica do paciente. As indicações principais são: choque de qualquer etiologia, desconforto respiratório grave, insuficiência renal aguda, sepse grave, cirurgia cardíaca, cirurgia torácica, transplante cardíaco, hepático e renal e outras cirurgias de grande porte, síndrome nefrótica, desidratação grave, insuficiência hepática e grande queimado (Rev. enferm. UERJ, Rio de Janeiro, 2016; 24(1):e14502). Com base nesta afirmativa, marque a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Executar a medida da PVC sempre no final da inspiração.
b. A diminuição da PVC é comum no doente com sobrecarga hídrica. Lembrando que seu valor normal é de 8 a 12 mmHg.
c. A PVC é usada para medir as pressões de enchimento do coração esquerdo.
d. A PVC pode ser verificada com o paciente em decúbito lateral.
e. Para obter medições exatas da PVC, o zero hidrostático deve ser usado como ponto de referência (4° espaço intercostal, à altura da linha axilar média – altura do átrio direito), o transdutor deve ser nivelado com esse ponto.


joaoribas479: KAKAKAKAKAKAKAKAKAKAK ANIMAL

Respostas

respondido por: Danas
25

Sobre a técnica de Pressão Venosa Central (PVC), a alternativa correta é:

E) Para obter medições exatas da PVC, o zero hidrostático deve ser usado como ponto de referência (4° espaço intercostal, à altura da linha axilar média – altura do átrio direito), o transdutor deve ser nivelado com esse ponto.

A pressão venosa aumenta na congestão hídrica, isso porque os vasos estão congestionados, principalmente as veias, que não tem movimentos próprios, como a veia cava, que é a mais calibrosa de todas.

A posição em decúbito dorsal é melhor para aferir a pressão venosa central, ela deve ser aferida tendo como referência o zero hidrostático, com o transdutor nivelado no 4º espaço intercostal.

A medição é mais precisa no final da expiração, pois há menos pressão da caixa torácica sobre os vasos.

Espero ter ajudado!


LeneBranches: Obrigada!
Perguntas similares