ME AJUDEM POR FAVOR!!
"Conta-se que, diariamente, na hora de adormecer, Saint-Pol-Roux mandava colocar sobre a porta de sua mansão de Camaret um aviso onde se lia: O POETA TRABALHA." (Fragmento Manifesto do Surrealismo) Com base nas concepções surrealistas, estabeleça a relação entre as ideias do texto e uma ou mais características do movimento.
Respostas
Resposta; Cronologicamente, o Surrealismo é o último movimento da vanguarda européia. Surgiu em 1924, tendo André Breton como seu mentor. O Surrealismo cresceu diretamente do movimento conhecido como Dadaísmo, um movimento literário que reflete o protesto niilista, contra todos os aspectos da cultura ocidental. Como o Dadaísmo, o Surrealismo infatizou o papel do inconsciente em atividade criativa, mas empregou o psíquico inconsciente de maneira mais ordenada e mais séria.
Assim que se instalou, em 1922, no atelier da Rua Fountaine, que viria a ser o quartel-general do Surrealismo em Paris, André Breton orientou as pesquisas do grupo para a "escrita automática" , método que Soupault e ele próprio tinham utilizado para compor Les champs magnétiques (1920). Este método consistia em escrever sem emendas ou qualquer controle da razão, e o mais rapidamente possível, o que se passa no espírito quando nos conseguimos libertar suficientemente do mundo exterior.
A finalidade desse exercício era pôr a descoberto a "matéria mental" comum a todos os homens, independentemente do pensamento, que é apenas uma das suas manifestações. No tempo em que era estudante de medicina e interno do Centro Neurológico de Nantes, Breton interessava-se já pelos meios de renovar a psicologia, partindo de dados da psquiatria. Quis fazer da linguagem poética uma exploração do inconsciente, baseando-se nos trabalhos de Freud, então desconhecida na França mas que ele admirava ao ponto de ter ido visitar a Viena (1921). Referiu-se igualmente aos sábios que, como Myers, Flournoy e Charles Richet, tinham estudado os estados de hipnose e de transe dos médiuns. Durante o "período dos sonos", começado sobre o incitamento de René Crevel na casa de Breton, recolheram depoimentos de pessoas em estado de transe. Os desempenhos de Robert Desnos, herói deste período, mostram o emprego da escrita automática na pintura.
Breton define o que entendia por Surrealismo: "Um certo automatismo psíquico que corresponde bastante bem ao estado de sonho, estado que é hoje em dia, bastante difícil de delimitar."
Explicação: