4-Leia os fragmentos a seguir. Todos os homens nascem igualmente livres e independentes, têm direitos certos, essenciais e naturais dos quais não podem, pôr nenhum contrato, privar nem despojar para a posteridade. Declaração dos Direitos da Virgínia, 1776 -Ninguém pode ser acusado, preso ou detido, senão nos casos determinados pela lei e de acordo com as formas por estas prescritas. Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, 1789 -Considerando essencial que os direitos dos homens sejam protegidos pelo Estado de Direito, para que o homem não seja compelido, como último recurso, à rebelião contra tirania e opressão. Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948 -Ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano e degradante. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988 -Os documentos citados ilustram a evolução dos direitos humanos nos países ocidentais. Essa gradativa evolução da consciência da necessidade de proteger os direitos humanos é explicada sociologicamente pelo conceito de *
A-homem unidimensional, de Marx, que vislumbra uma igualdade crescente na sociedade moderna.
B-solidariedade orgânica, de Durkheim, que preconiza o aumento da solidariedade social.
C-processo civilizador, de Norbert Elias, que preconiza uma gradativa pacificação da conduta humana.
D-desencantamento do mundo, de Weber, que vislumbra uma clareza maior sobre questões éticas.
Respostas
Resposta:
C) Processo civilizador, de Norbert Elias, que preconiza uma gradativa pacificação na conduta humana.
Explicação:
As obras de Elias destacaram-se por tratar da relação entre poder, comportamento, emoção e educação, abarcando conhecimento sociológico, psicológico, antropológico e histórico. Suas principais obras são “O processo civilizador” e “A sociedade dos indivíduos”, onde ele define sua nova forma de compreender a relação entre os indivíduos e a sociedade.
As obras de Elias destacaram-se por tratar da relação entre poder, comportamento, emoção e educação, abarcando conhecimento sociológico, psicológico, antropológico e histórico. Suas principais obras são “O processo civilizador” e “A sociedade dos indivíduos”, onde ele define sua nova forma de compreender a relação entre os indivíduos e a sociedade.O sociólogo Norbert Elias tem diversas teorias e conceitos muito interessantes de serem estudados – a maioria que trata, de forma direta ou indireta, da construção do comportamento dos indivíduos e a relação deste com o jogo de poder estabelecido nas sociedades contemporâneas e suas problemáticas na formação dos costumes.