• Matéria: Ed. Moral
  • Autor: luisfernandespinto
  • Perguntado 4 anos atrás

Para respondermos estas perguntas, devemos partir da premissa de que o princípio fundamental da ética é fazer bem aos outros. Desde os primeiros pensamentos filosóficos de Sócrates e Platão, a ética esteve interligada ao sentido do bem, da virtude, do valor dos indivíduos, da educação para a justiça e da busca por uma sociedade mais justa. Ao nascer, já nos deparamos com regras de comportamento. Em nossas famílias, aprendemos as primeiras lições de valores morais com nossos pais. Cada indivíduo possui cultura, costumes e características distintas. Consequentemente, o lugar em que vivemos, possui uma grande variedade de pessoas com as mais distintas particularidades. O sucesso do relacionamento social está ligado às nossas escolhas e atitudes. Não é suficiente somente conviver, temos que aceitar e respeitar as diferenças de todos os grupos que fazem parte da sociedade.

Em nosso país, ouvimos muito falar no “jeitinho brasileiro”. Este dito popular busca justificar atitudes antiéticas que são contrárias à cidadania. É importante ressaltar que atos simples como jogar lixo no chão, não respeitar filas, estacionar em vagas exclusivas, entre outros, são mais do que “falta de educação”, estas atitudes invadem o espaço coletivo e ultrapassam o limite da individualidade, portanto, são atitudes antiéticas. Quando os princípios éticos são seguidos, acontece uma convivência mais harmônica na sociedade.

Cortella (2008) afirma que quando temos dúvidas de como agir, em determinada situação, devemos pensar nas respostas de três dilemas éticos, sendo: Devo? Quero? Posso? Existem determinadas coisas que a pessoa deve fazer, mas não quer, outras ela quer, mas não pode, além das que ela pode, mas não deve. Tais dilemas éticos respondem se a ação está ligada ao individualismo extremo e se os valores morais serão preservados ao realizar o ato. Temos a liberdade para fazermos muitas coisas na vida, mas o nosso comportamento sempre deve ser regido pelos princípios da ética. Devemos considerar de que maneira a ação tomada irá impactar na vida dos demais indivíduos da sociedade.

A forma com que o indivíduo age em sociedade, determina se ele é uma pessoa ética ou antiética. A pessoa é considerada ética quando possui um modo de viver considerado socialmente bom. Para que tenhamos um convívio social harmonioso é imprescindível respeitarmos certas normas preestabelecidas pela sociedade na qual estamos inseridos.

Ana Nicolau





No primeiro parágrafo o autor afirma que nos dias de hoje se debate bastante a questão da ética na sociedade. Por que ele fez essa afirmação? Qual sua opinião sobre essa afirmação? ATENÇÃO: essa questão requer duas respostas.

Respostas

respondido por: sampaioj55739
0

Resposta:

5c6d rcvgfdy

Explicação:

te rrdddcuddcggdrcvgfcvhuy

Perguntas similares