6) O que favoreceu o desenvolvimento da pecuária no RS?
7) Como se caracterizava a pecuária, nos primeiros tempos da ocupação do RS?
8)Descreva a rota comercial "Caminho da Tropa" a qual consolidou a ocupação
portuguesa no Sul do Brasil?
Respostas
Resposta:
6: O sucesso da pecuária sulista está principalmente relacionado aos pampas gaúchos, os pastos proporcionavam alimentos para o gado
Resposta:
6) O sucesso da pecuária sulista está principalmente relacionado aos pampas gaúchos, os pastos proporcionavam alimentos para o gado. O sucesso da pecuária sulista está principalmente relacionado aos pampas gaúchos, os pastos proporcionavam alimentos para o gado.
7) Ainda no século XVIII, surgia uma cultura pecuarista nos pampas sulistas, com reses oriundas do gado fugido ou roubado das missões jesuítas destruídas pelos Bandeirantes. Nos pampas do Rio Grande do Sul, desenvolveu-se uma atividade pecuária baseada no uso da alimentação de pasto nativo.
8) O chamado Caminho das Tropas, Estrada das Tropas ou Caminho do Sul foi uma antiga via terrestre de ligação do Rio Grande do Sul com a Capitania de São Paulo durante o período do Brasil Colônia.
Ao longo do século XVIII, a economia colonial crescia, e com ela, a necessidade de abastecer os centros urbanos que floresciam, sobretudo nas Minas Gerais.
No Paraná, o trecho passava por Rio Negro, Campo do Tenente, Lapa, Palmeira, Ponta Grossa, Castro, Piraí do Sul, Jaguariaíva, Sengés, Itararé até alcançar Sorocaba. Este trajeto ficou conhecido como Estrada Real ou Caminho Real do Viamão, que foi o mais utilizado pelo movimento tropeiro.
O destino final da comercialização de tropas de animais era Sorocaba, o percurso entre o sul e sudeste brasileiro ficou conhecido como Caminho das Tropas, Caminho de Viamão, Estrada do Sul ou ainda Estrada da Mata, mais tarde no Paraná designou-se '''Rota dos Tropeiros''', localizada grandemente na região do Campos