1. Por que a aliança política entre São Paulo e Minas Gerais foi denominada Política do Café com Leite?
Respostas
Resposta:
Bem, esse processo ocorrido nos estados de Minas Gerais e São Paulo durante a República Velha (1891-1930) foi uma estratégia política de alternância de poder entre dois partidos políticos de influência no país e de poder aquisitivo grande por ser parte da elite brasileira do início do século XX.
Esse processo envolvia o Partido Republicano Paulista (PRP) e o Partido Republicano Mineiro (PRM), para atender os próprios interesses e os da elite cafeeira, eles usavam de estratégias e fraudes eleitorais para manter essa alternância ocorrendo na presidência da república.
O Café com Leite é isso, ou é primeiro o leite ou é primeiro o café, esse processo se assemelha com o que ocorreu no Brasil, apenas duas opções de influência e sempre uma era escolhida pela elite.
Bônus (Uma fraude muito usada na época)
Voto de Cabresto: Uma estratégia fraudolenta que envolvia homens de poder e influência em presença nas áreas de votação para obrigar a população à direcionar seu voto para um candidato escolhido, utilizando de ameaças, agressões, subornos e saqueamento de urnas e da máquina pública.
Esse processo fazia parte da Política da Degola, política essa que usava de trocava de favores entre os votantes e o governo para a escolha do candidato da elite cafeeira.