• Matéria: História
  • Autor: Jack982
  • Perguntado 4 anos atrás

1) O que Lênin pensa da Primeira Guerra Mundial? Qual é o desejo imediato dele em relação a guerra? Em que circunstâncias Lênin aceitaria um confronto bélico? 2) A história vai mostrar que Lênin está certo quando ele afirma que tratados de paz não democráticos não sustentam a paz. Analise essa passagem das Teses de Abril e explique, a partir dos acontecimentos posteriores, como a ideia de Lênin se corrobora. 3) Fica claro nas Teses a defesa de Lênin aos Sovietes. Explique, utilizando passagens do texto, a frase de Lênin: “Todo poder aos sovietes 4) Lênin descreve o momento da história da Rússia. Explique, a partir do que foi visto em sala e do texto de Lênin, o momento político em que as teses de abril foram escritas.

Respostas

respondido por: adrimaf07
1

Resposta:

Após alcançar o poder, os revolucionários de outubro realizaram uma série de mudanças interessadas em romper com os antigos alicerces que sustentavam a Rússia Czarista. Vários bancos e indústrias foram nacionalizados, os títulos de nobreza perderam o seu valor, as liberdades civis foram reorganizadas por novas leis, as forças armadas ganharam nova formação e os operários poderiam participar na gestão das indústrias em que trabalhavam.

Outra transformação de suma importância foi a negociação de um acordo que determinasse a saída pacífica dos russos da Primeira Guerra Mundial. Assinado em 3 de março de 1918, o Tratado de Brest-Litovsk alcançou tal objetivo por meio da liberação de regiões antes controladas pelo regime czarista. Desse modo, a saída russa do conflito acabou estabelecendo a formação de novas nações independentes como a Letônia, Lituânia, Ucrânia, Polônia e Finlândia.

Apesar da pacificação, o governo revolucionário ainda teve de enfrentar as forças militares contrarrevolucionárias do Exército Branco, formado essencialmente por conservadores, oficiais monarquistas e tropas de nações europeias que temiam a divulgação da revolução popular da Rússia para outras nações. Nesse contexto, foi necessária a implantação do comunismo de guerra, marcado por ações rigorosas de intervenção econômica que garantissem a manutenção do Exército Vermelho. Em 1921, as forças revolucionárias acabaram vencendo o conflito.

Após o fim dos conflitos, o governo de Lênin se deparou com as graves mazelas de um país completamente desgastado pelo atraso e pela guerra. Para que a situação vigente fosse contornada, Lênin anunciou um novo pacote de ações que integraria a chamada Nova Política Econômica (NEP). Essa nova política permitiu que algumas práticas de natureza capitalista fossem praticadas a fim de aquecer a economia do país. Em curto prazo, as liberdades as pela NEP conseguiram projetar a recuperação econômica do país.

Explicação:


Jack982: Desculpa pela pergunta besta mas esta em ordem?
Jack982: Bom mesmo assim muito obrigado
respondido por: erickzin92santana
1

Resposta:

Em 1884, as grandes potências coloniais se reuniram em Berlim para decidir sobre a dominação da África entre elas. Consagraram o critério da “ocupação efetiva”, segundo o qual a potencia que ocupasse realmente um pais tinha direitos sobre ele.  Há fronteiras no norte da África que visivelmente foram definidas com regra, riscando sobre uma mesa, para facilitar a troca de territórios entre as 14 potências reunidas, sem importar que povos viviam aí.

Se terminava a divisão do mundo entre os colonizadores. A partir dali, segundo Lenin, cada um só poderia expandir-se às custas de outros. E como a tendência expansiva do capitalismo é permanente, Lenin previa que a humanidade entrava numa época de guerras interimperialistas.

Explicação:

Perguntas similares