• Matéria: História
  • Autor: amanciovictoria97
  • Perguntado 4 anos atrás

Tendo como base o texto, sobre a participação dos criollos nos processos de Independência da América espanhola, compreende se que O Aos criollos aproximaram os ideais de emancipação aos seus desejos, buscando ampliar seu poder econômico com a independência das colônias. B. os movimentos pela emancipação foram liderados, em sua totalidade, por indigenas, visto que os criollos não participaram de tal processo c. a elite local, denominada de criolla, desejava ampliar o poder da Coroa espanhola sobre as colônias da América, mantendo-se totalmente fel a Metrópole. D. os criollos defendiam os valores liberais e a manutenção da cultura indigena colocando fim às desigualdades sociais nos territórios recém-independentes.​

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
5

É correta a alternativa A, tendo sido os Criollos (grupo social de descendentes "puros", sem mestiçagem, de europeus, mas que haviam nascido nas Américas) os protagonistas neste processo histórico, que foi organizado de acordo com os interesses deste grupo social.

Fundaram-se nestes países "Repúblicas" muito estranhas, nas quais não havia direito universal ao voto (os pobres, mulheres e escravizados não votavam), havia em algumas delas (como o Paraguai) o conceito de "presidência perpétua" e manteve-se o mesmo sistema econômico e as desigualdades sociais que existiam antes. Como os Criollos passaram a ser a absoluta elite destas sociedades, foram os mais beneficiados com este processo.

Perguntas similares