• Matéria: História
  • Autor: caovirtual4407
  • Perguntado 4 anos atrás

Sobre a expansão comercial e industrial dos ingleses e sua conturbada relação com a França nas duas primeiras décadas do século XIX, é possível afirmar, como conseqüencia:


A. a ampliação do emprego de mão de obra escrava e a repressão ao movimento abolicionista, que só veio a alcançar seu principal objetivo no final do século XIX.
B. o aumento das exportações brasıleiras de açúcar, na metade do século XIX, e o desestimulo à produção de algodão, provocado pela baixa demanda da mercadoria.
C. a reorganização do Império portugues a partir da transferência da familia real para a colônia, em 1808, e a intensificação das ações pela independência.
D. a aproximação política e comercial do Brasil com os demais paises da Amença e a submissão dos amigos, a partir de 1822, aos intelesses comerciais norle armericanos.
E. o rompimento das relações diplomáticas entre Portugal e Inglaterra e o aumenta significativo do comercio colonial com a França, no inicio do seculo XIX​

Respostas

respondido por: luanyteixeira9
1

Resposta:

O artigo examina as relações entre o tráfico negreiro transatlântico para o Brasil, os padrões de alforria e a criação de oportunidades para a resistência escrava coletiva (formação de quilombos e revoltas em larga escala), do final do século XVII à primeira metade do século XIX. Valendo-se das proposições teóricas de Patterson e Kopytoff, sugere uma interpretação para o sentido sistêmico do escravismo brasileiro na longa duração, sem dissociar a condição escrava da condição liberta, nem o tráfico das manumissões.

slavery; Brazilian history; transatlantic slave trade; manumissions; slave resistance

Perguntas similares