O núcleo de um átomo é uma região pequena, compacta e muito densa, composta por dois tipos de partículas. Por ser uma região muito densa, quando o núcleo de um átomo parte-se ao meio, dá-se início a uma reação em cadeia, um tipo de processo utilizado no funcionamento de bombas nucleares. Essa reação em cadeia é denominada (imagem em anexo): *
( ) Fissão nuclear
( ) Adição nuclear
( ) Divisão celular
( ) Condensação nuclear
• Obs: sem gracinhas ou terá sua resposta excluída.
Respostas
Resposta:
Fissão nuclear
Explicação:
O próprio texto diz que o átomo se parte ao meio. Isso se dá o nome de fissão nuclear.
A grande quantidade de energia liberada pela detonação de uma bomba nuclear pode ser obtida por meio de dois processos diferentes: a fissão nuclear (quebra) ou a fusão nuclear (união), que envolvem, em ambos os casos, as partículas que compõem o núcleo atômico (nêutrons e prótons). Vamos compreender melhor como funcionam esses processos.
Fissão nuclear: o núcleo de um átomo (no caso das bombas nucleares, geralmente se utiliza urânio ou plutônio) é dividido em núcleos menores depois de absorver um nêutron livre e, assim, torna-se instável. Os núcleos que se quebram liberam outros nêutrons e, consequentemente, dão início a uma reação em cadeia que desintegra uma grande quantidade de núcleos atômicos vizinhos.
Fusão nuclear: ocorre quando dois átomos, como os átomos de hidrogênio e hélio, fundem-se, quando sujeitos a condições extremas de pressão e temperatura, formando, assim, átomos mais pesados. Esse é o processo que ocorre no núcleo das estrelas e que é responsável pela formação de diversos núcleos atômicos.
RESPOSTA: FISSÃO NUCLEAR
BONS ESTUDOS