1) determinado gás diatômico e ideal recebe, de uma fonte externa durante uma transformação isométrica, 12 j de calor. considerando que o gás não cede qualquer quantidade de energia em forma de calor para suas vizinhanças, a variação da energia interna do gás, durante essa transformação, é de: * 1 ponto a) +6,0 j b) -12,0 j c) +12,0 j d) +24,0 j 2) um gás ideal é confinado em um recipiente com as paredes rígidas, e recebe uma quantidade de calor igual a 500 j. assinale a alternativa que apresenta o tipo de transformação gasosa que ocorre nesse caso e a variação da energia interna do sistema. * 1 ponto a) isovolumétrica, 0 j. b) isovolumétrica, 500 j. c) isobárica, 0 j. d) isobárica, 500 j.
Respostas
Resposta:1- C (+12,0 J)
2- B ( Isovolumétrica, 500 J)
Explicação: acabei de fazer
1) A variação da energia interna do gás é de: c) +12,0 J
2) b) isovolumétrica, 500 j.
Segundo a Primeira Lei da Termodinâmica, a variação de energia interna (∆U) sofrida pelo sistema de um gás ideal, é dada pela diferença entre o calor trocado (Q) com o meio exterior e o trabalho realizado (ζ) no processo termodinâmico.
De acordo com a fórmula:
ΔU = Q - ζ
Considerando que o gás não cede nenhuma quantidade de energia, teremos:
ΔU = Q - ζ
ΔU = 12 - 0
ΔU = 12 J
Logo, podemos entender que a energia interna de um gás ideal depende da temperatura e ela varia de forma diretamente proporcional, ou seja, quando a temperatura do gás aumentar a energia interna do gás também aumenta.
Mais sobre o assunto em:
brainly.com.br/tarefa/3782383