Aristóteles estudou de maneira analítica as características necessárias para ser um bom orador, as quais estão intimamente ligadas à persuasão. Para isso, ele dividiu essas características em 3 grandes áreas: a primeira ligada ao comunicador, a segunda ao argumento dado e a terceira ao ouvinte. Juntos, elas dão suporte a uma persuasão eficaz e, portanto, podem ser aproveitadas para transmitir suas ideias de maneira eficaz. Sobre as características é correto afirmar:
(2 Pontos)
a) O “Ethos”, Aristóteles quis dizer que o ouvinte precisa considerar o emissor da mensagem “acreditável”. Para isso, a pessoa tem que ser vista como empática e também como uma pessoa de autoridade e credibilidade, em outras palavras: ter “pedigree”. Até mesmo mensagens não-verbais, como a aparência física do comunicador, sua reputação e a maneira como ele se expressa contribuem para o ethos, até certo ponto.
b) Logos é o argumento da não lógica. Por esse motivo é fundamental não dar uma justificativa toda vez que fizermos um pedido ou uma proposta. Ex.: nós cobramos o valor X pelo nosso serviço porque iremos investir uma quantidade Y de horas e o preço da hora de um consultor é Z reais. Por mais que pareça básico, isso é esquecido muitas das vezes em que vamos tentar convencer os nossos clientes.
c) No Logos um outro elemento fundamental é a falta de clareza. Se o ouvinte não for capaz de entender seu argumento não lógico, o mesmo não será convencido por ele.
d) No caso do Phatos é o humor ou o tom do discurso, mais especificamente, a habilidade de gerar uma emoção no ouvinte. Pode ser considerada a inteligência emocional, em termos atuais. É interessante mencionar que as emoções geradas devem ser boas. Por exemplo um sentimento de felicidade quando se é contado algo engraçado, ou então um sentimento de gratidão ou contentamento, quando escutamos uma história com final feliz. Sentimentos ruins, como o medo, podem afastar a outra pessoa e fazer com que ela não confie tanto em você. Isso pode até parecer óbvio, mas muitas vezes pecamos nesse aspecto.
e) Antes de uma palestra, por exemplo, é muito comum que o mestre de cerimônias faça uma apresentação do currículo do palestrante, justamente para construir sua credibilidade para aqueles da plateia que talvez ainda não o conheçam. Aqui ele está o usando o logos.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
aqui é o brasil porr* sinta a pressão nenem
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás