infere-se desse texto que luísa costumava andar descalça. estava tomando banho. havia acabado de acordar. possuía muitos livros. tinha comprado anéis novos.
Respostas
Resposta:
(A) costumava andar descalça
Explicação:
Olá! Vamos a Explicação
Começamos por eliminação:
Na alternativa A (costumava andar descalça) podemos ver que no texto, de fato diz que ela estava andando descalça. Onde lemos isso? Fácil, no último parágrafo, no trecho "[...] E saltando na ponta do pé descalço, foi buscar ao aparador por detrás de uma compota de um livro um pouco enxovalhado, [...]". Então a alternativa A está correta!
Na alternativa B (estava tomando banho) temos a leitura de que ela desejaria estar em uma banheira de mármore cor-de-rosa, em água tépida, perfumada e que gostaria de adormecer ali, porém, isso é somente um desejo, de fato ela não estava tomando banho, então eliminamos a alternativa B.
Na alternativa C (havia acabado de acordar) sabemos que o momento do texto é logo de manhã, e no início do texto, vemos que há alguém que manda Luísa ir se vestir, depois, lemos que ela estava com o seu roupão de manhã de fazenda preta. Muitos ponto indica que ela havia acordado há pouco tempo, porém, não que havia acabado de acordar, na verdade, o texto deixa transparecer que ela havia acordado já há um tempo. No entanto, a alternativa C está incorreta.
Na alternativa D (possuía muitos livros) não cita hora nenhuma uma certa quantidade de livros, ao contrário, cita somente um livro atrás de uma compota. Portanto, eliminamos também a alternativa D.
Por fim, na alternativa E (tinha comprado anéis novos), após a leitura do texto, podemos saber que hora alguma cita sobre qualquer compra, inclusive qualquer compra de anéis; é citado sim anéis no inicio do texto, mas que já eram de Luísa. Entre tudo, tembém eliminamos a alternativa E.
No final, somente a alternativa A é a correta!