Respostas
O excesso de oxigênio fazia que os animais ficassem mais grandinhos. E por aí vai. Porque basicamente há milhões de anos atrás havia bem oxigênio no ar.
Resposta:
Bem temos que levar em consideração a disponibilidade de espaço e oxigênio, isto segundo estudos.
Explicação:
A resposta pode levar em conta diversos aspectos, que vão desde a constituição física desses animais, até a oferta de alimento e até mesmo a qualidade do ar daquela Terra pré-histórica, bem diferente da atual.
Precisamos entender que o gigantismo se deu por vários motivos diferentes quando falamos de dinossauros, insetos e mamíferos. Para os insetos, a explicação é mais simples: a oferta de comida era grande e eles foram aumentando naturalmente de tamanho. Muitos são bem mais velhos do que os dinossauros e seu tamanho diminuto atual ocorreu por conta do resfriamento do nosso planeta em relação a aquela época.
Já os dinossauros, não têm relação apenas com a oferta de alimento. Devemos considerar que esses répteis provavelmente também tinham sangue frio, como os atuais. E na Terra de muitos anos atrás era muito mais quente naqueles, por conta disto o metabolismo deles era lento, não precisavam de muita energia interna para se aquecer. Proporcionando assim um aumento considerável de tamanho.