Leia o trecho a seguir.
“Segundo Piaget, há dois sentidos para o termo representação. O sentido mais amplo, que ele chamou de representação conceitual, é confundido com o pensamento, ou seja, com toda a inteligência que se apoia num sistema de conceitos e, o sentido mais estrito, ele chamou de representação simbólica que se reduz às imagens mentais, isto é, às lembranças simbólicas da realidade ausentes. Elas se relacionam entre si, pois enquanto a imagem é um símbolo concreto, o conceito é mais abstrato. Isto se deve ao fato que, embora o pensamento não se reduza a um sistema de imagens, ele se faz acompanhar de imagens”.
ALEXANDROFF, M. C. Os caminhos paralelos do desenvolvimento do desenho e da escrita. Construção psicopedagógica, São Paulo, v. 18, n. 17, p. 20-41, dez. 2010. p. 24. Disponível em: http:/. Acesso em: 19 fev. 2020.
Como vimos, Piaget propôs cinco fases para descrever o processo de construção do desenho. Considerando isso, assinale a alternativa que apresenta essas fases na ordem em que ocorrem.
a.Garatuja, realismo, pré-esquematismo, esquematismo e pseudo naturalismo.
b.Garatuja, etapa simbólica, esquematismo, realismo e pseudo naturalismo.
c.Garatuja, pré-esquematismo, esquematismo, realismo e pós-realismo.
d.Garatuja, pré-esquematismo, esquematismo, realismo e pseudo naturalismo.
e.Pré-esquematismo, esquematismo, garatuja, pseudo naturalismo e realismo.
Respostas
Resposta:
ALTERNATIVA D
d.Garatuja, pré-esquematismo, esquematismo, realismo e pseudo naturalismo.
Explicação:
1 – Garatuja · 2 – Pré-Esquematismo · 3 – Esquematismo · 4 – Realismo · 5 – Pseudo Naturalismo.
Os 5 estágios de Piaget
Em Uma Análise Piagetiana, temos:
1 – Garatuja
Faz parte da fase sensório motora ( 0 a 2 anos) e parte da fase pré-operacional (2 a 7 anos). A criança demonstra extremo prazer nesta fase. A figura humana é inexistente ou pode aparecer da maneira imaginária. A cor tem um papel secundário, aparecendo o interesse pelo contraste, mas não há intenção consciente.
Pode ser dividida em:
Desordenada: movimentos amplos e desordenados. Com relação a expressão, vemos a imitação “eu imito, porém não represento”. Ainda é um exercício.
Ordenada: movimentos longitudinais e circulares; coordenação viso-motora. A figura humana pode aparecer de maneira imaginária, pois aqui existe a exploração do traçado; interesse pelas formas (Diagrama). Aqui a expressão é o jogo simbólico: “eu represento sozinho”. O símbolo já existe. Identificada: mudança de movimentos; formas irreconhecíveis com significado; atribui nomes, conta histórias. A figura humana pode aparecer de maneira imaginária, aparecem sóis, radiais e mandalas. A expressão também é o jogo simbólico.
2 – Pré-Esquematismo
Dentro da fase pré-operatória, aparece a descoberta da relação entre desenho, pensamento e realidade. Quanto ao espaço, os desenhos são dispersos inicialmente, não relaciona entre si. Então aparecem as primeiras relações espaciais, surgindo devido à vínculos emocionais. A figura humana, torna-se uma procura de um conceito que depende do seu conhecimento ativo, inicia a mudança de símbolos. Quanto a utilização das cores, pode usar, mas não há relação ainda com a realidade, dependerá do interesse emocional. Dentro da expressão, o jogo simbólico aparece como: “nós representamos juntos”.
3 – Esquematismo
Faz parte da fase das operações concretas (7 a 10 anos).Esquemas representativos, afirmação de si mediante repetição flexível do esquema; experiências novas são expressas pelo desvio do esquema. Quanto ao espaço, é o primeiro conceito definido de espaço: linha de base. Já tem um conceito definido quanto a figura humana, porém aparecem desvios do esquema como: exagero, negligência, omissão ou mudança de símbolo. Aqui existe a descoberta das relações quanto a cor; cor-objeto, podendo haver um desvio do esquema de cor expressa por experiência emocional. Aparece na expressão o jogo simbólico coletivo ou jogo dramático e a regra.
4 – Realismo
Também faz parte da fase das operações concretas, mas já no final desta fase. Existe uma consciência maior do sexo e autocrítica pronunciada. No espaço é descoberto o plano e a superposição. Abandona a linha de base. Na figura humana aparece o abandono das linhas. As formas geométricas aparecem. Maior rigidez e formalismo. Acentuação das roupas diferenciando os sexos. Aqui acontece o abandono do esquema de cor, a acentuação será de enfoque emocional. Tanto no Esquematismo como no Realismo, o jogo simbólico é coletivo, jogo dramático e regras existiram.
5 – Pseudo Naturalismo
Estamos na fase das operações abstratas (10 anos em diante). É o fim da arte como atividade expontânea. Inicia a investigação de sua própria personalidade. Aparece aqui dois tipos de tendência: visual (realismo, objetividade); háptico ( expressão subjetividade). No espaço já apresenta a profundidade ou a preocupação com experiências emocionais (espaço subjetivo). Na figura humana as características sexuais são exageradas, presença das articulações e proporções. A consciência visual (realismo) ou acentuação da expressão, também fazem parte deste período. Uma maior conscientização no uso da cor, podendo ser objetiva ou subjetiva. A expressão aparece como: “eu represento e você vê” Aqui estão presentes o exercício, símbolo e a regra.
Resposta:d.Garatuja, pré-esquematismo, esquematismo, realismo e pseudo naturalismo.