a divisão social francesa do "antigo regime". Qual estado da sociedade francesa seria o "estado revolucionário ( é prova gente ajuda,vou tar estrala pra geral)
Respostas
Resposta:
Durante o Antigo Regime, a sociedade francesa era constituída por diferentes estados: clero, nobreza e burguesia.
Em 26 de agosto de 1789, a Assembleia aprovou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Com 17 artigos e de inspiração iluminista, o documento proclama o direito à liberdade, à igualdade perante a lei e à inviolabilidade da propriedade, assim como o direito de resistir à opressão.
Em 1792, a Áustria, apoiada pela Prússia, declarou guerra a França, com medo de que a Revolução se espalhasse até seu país. Invadiram a França, mas foram derrotados.
Internamente, a crise começou a provocar divisões entre os próprios revolucionários. Duas correntes políticas disputavam o poder: os girondinos (representantes da alta burguesia, não desejavam a participação popular) e os jacobinos/sans-culottes (eram radicais e próximos do povo).A execução de Luís XVI, em 21 de janeiro, a situação tornou-se difícil para os revolucionários. No interior, eclodiram revoltas na região da Vadeia e em outros lugares, estimuladas nobres. A resposta da Convenção foi decretar "a pátria em perigo" e constituir o Comitê de Salvação Pública, encarregado de organizar a defesa e restabelecer a ordem interna. Entre os líderes do Comitê sobressaíam Robes Pierre ,Louis Antoine Saint-Just e Danton. Ao mesmo tempo, foi organizado o Tribunal Revolucionário, destinado a julgar os contrarrevolucionários. Teve início então o período do Terror, que se estenderia de junho de 1793 a julho de 1794.
Explicação:
Nao tenho certeza mas acho que e isso e a maioria das informações da prova pode ser encontradas no site Brasil Escola