ATIVIDADES
RESPONDA AS QUESTÕES SOBRE OS TEXTOS:
1) A REFORMA PROTESTANTE INICIOU EM 1517, QUANDO MARTINHO LUTERO AFIXOU AS
95 TESES NA PORTA DA IGREJA DA CIDADE ALEMA DE WITTEMBERG, CHAMANDO OS FIÉIS
PARA UM DEBATE. QUAL ERA O FOCO CENTRAL DO DEBATE?
Respostas
Resposta:
Martinho Lutero (1483-1546) consistiu em afixar 95 teses na parede do Castelo de Wittenberg desafiando autoridades em teologia para uma disputa escolástica, isto é, uma discussão típica das universidades medievais na qual os debatedores argumentavam e contra-argumentavam a respeito de um tema predefinido. Mas em que consistiam essas 95 teses? O conteúdo dos argumentos das 95 teses luteranas tinha como alvo o tema das indulgências (perdão concedido pela autoridade eclesial para absolvição de pecados), praticadas de forma iníqua por parte do clero católico da época, como pode ser observado a seguir no texto das teses 31 a 35:
Tão raro como quem é penitente de verdade é quem adquire autenticamente as indulgências, ou seja, é raríssimo.
32. Serão condenados em eternidade, juntamente com seus mestres, aqueles que se julgam seguros de sua salvação através de carta de indulgência.
33. Deve-se ter muita cautela com aqueles que dizem serem as indulgências do papa aquela inestimável dádiva de Deus através da qual a pessoa é reconciliada com Ele.
34. Pois aquelas graças das indulgências se referem somente às penas de satisfação sacramental, determinadas por seres humanos.
35. Os que ensinam que a contrição não é necessária para obter redenção ou indulgência, estão pregando doutrinas incompatíveis com o cristão.
criticava aquilo que ele encarava como uma espécie de “negociação da salvação” por meio das indulgências. Por exemplo, algum nobre ofertava à Igreja uma determinada quantia para reforma de determinada Catedral e, em troca, era recompensado com uma carta de indulgências do Papa, que o absolvia dos pecados cometidos durante determinado período. Os que se julgavam salvos ou remidos por uma carta de indulgências, para Lutero, corriam o risco de estarem cometendo um pecado ainda maior do que aqueles que estavam querendo ver absolvidos.
Mas antes mesmo da publicação das 95 teses, concentradas no tema das indulgências, Lutero havia escrito, em 1516, a obra “Comentários da Carta aos Romanos”, na qual buscava discutir três pontos da doutrina católica: o conceito de pecado, a questão das boas obras e a questão do livre arbítrio. Como pode ser visto em obras de historiadores como Christopher Dawson, em sua obra “A Divisão da Cristandade”, o pecado, para Lutero, estava associado às paixões que acometem o indivíduo. Para a doutrina católica, o pecado está na vontade, isto é, no ato da escolha deliberada. Desse modo, não poderia haver, para Lutero, uma completa abnegação, uma completa santificação. As penitências e busca da santidade de nada adiantariam, já que o homem nasce e morre em estado de pecado. Para Lutero, o homem só poderia ser realmente salvo por sua fé. Como diz Dawson, “o máximo que o homem pode alcançar [segundo Lutero] é a certeza de que isso não será computado contra ele – que o sofrimento redentor de Cristo tudo abarca. Consequentemente, a justiça só é imputada: eis o conceito luterano que se torna o contro da controvérsia.” [1]
Explicação:
Bons estudos