• Matéria: ENEM
  • Autor: Martibos4064
  • Perguntado 4 anos atrás

6.3. Enem PPL 2015 Falava-se, antes, da autonomia da produção significar que uma empresa, ao assegurar uma produção, buscava também manipular a opinião pela via da publicidade. Nesse caso, o fato gerador do consumo seria a produção. Mas, atualmente, as empresas hegemônicas produzem o consumidor antes mesmo de produzirem os produtos. Um dado essencial do entendimento do consumo é que a produção do consumidor, hoje, precede a produção dos bens e dos serviços. SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000 (adaptado). O tipo de relação entre produção e consumo discutido no texto pressupõe o(a) A) aumento do poder aquisitivo. B) estímulo à livre concorrência. C) criação de novas necessidades. D) formação de grandes estoques. E) implantação de linhas de montagem

Respostas

respondido por: pvitormf
3

Resposta:

Alternativa C

Explicação: "Criação de novas necessidades", isso significa que atualmente as empresas primeiro geram a curiosidade e a necessidade de compra do consumidor. Mesmo que o consumidor não precise daquele item, a "vontade" de comprar foi gerada. Isso acontece muitas vezes antes mesmo das empresas produzirem o produto como diz no texto, pois o lançamento de 'pré-marketing' desse produto, trará um feedback para a empresa se o produto será um sucesso ou se será um possível fracasso.

Como exemplo podemos citar os celulares que são lançados ano a ano. Diga-se que você tem um celular do ano, com a mais alta tecnologia, e no ano seguinte será lançado outro com uma tecnologia dita mais evoluída. Você realmente PRECISA dessa tecnologia? Sendo que você já possui uma que com certeza suprirá todas as suas necessidades por um bom tempo. Então é isso que acontece, as empresas criam uma NECESSIDADE (descenessária) no consumidor, para que ele continue a comprar seus produtos.

Perguntas similares