Em uma clínica além dos cuidados de biossegurança, o profissional deve atentar-se aos primeiros socorros em possíveis intercorrências após a realização de procedimentos. Para diminuir as chances de acidente e lesões, você deve conhecer o seu paciente e tomar os cuidados recomendados, observando as orientações técnicas e oferecendo informações sobre os procedimentos que serão realizados, bem como os produtos utilizados. A demora na busca de assistência especializada ou o atendimento inadequado podem causar danos maiores e até irreversíveis, interferindo na recuperação ou na qualidade de vida do indivíduo. Os fatores de riscos podem ser extrínsecos (relacionados ao ambiente, à estrutura física do local, ao tipo de tratamento, produtos e equipamentos usados) ou intrínsecos (relacionados ao paciente - idade, sexo, e presença de doenças).
Utilize este campo para discorrer sobre como o profissional poderá prevenir acidentes relacionados aos fatores extrínsecos, evidenciando o local de atendimento, os equipamentos, e a ventilação. Também indique como prevenir acidentes relacionados aos fatores íntrinsecos, ressaltando a importância de um bom exame físico e sondagem das peculiaridades de cada paciente.
Respostas
Resposta:
Para prevenção de fatores de riscos extrínsecos, as instalações e equipamentos devem estar em bom estado. Em locais que haverão técnicas com uso de água o piso deve ser antiderrapante, evitando possíveis quedas. Todos os ambientes devem possuir ventilação para evitar distúrbios relacionados com o desequilíbrio térmico do paciente.
Para prevenção de fatores intrínsecos é fundamental se preocupar com a faixa etária do paciente, se é idoso, condições gerais de saúde, estado cognitivo entre outros. Verificado a faixa etária e suas possíveis condições, outros fatores intrínsecos devem ser avaliados como, por exemplo, uso de álcool ou drogas, diabetes ou hipertensão.
Explicação:
Livro didático tecnicas de primeiros socorros unicesumar. pag 23
Quanto aos fatores extrínsecos, devemos buscar um plano de controle crítico, esse plano visa conter os maiores perigos de acidentes e incidentes, buscando assim medidas para conte-los.
Dentre as medidas, temos colocar espuma nas quinas, evitar superfícies pontiagudas, evitar pisos escorregadios e qualquer função de risco deve ter sempre a disposição dos pacientes os EPIs necessários.
Nos riscos intrínsecos temos uma boa higienização do local, para evitar contaminações com patógenos de outros pacientes, fornecer estrutura adequada para o sexo e idade dos pacientes.
Aprenda mais sobre segurança em saúde: https://brainly.com.br/tarefa/24955689