• Matéria: História
  • Autor: levifamoso098
  • Perguntado 4 anos atrás

O ato de brincar pode ser considerado uma ação
natural do ser humano, cite exemplos que confirmam
isso.​

Respostas

respondido por: sia3456
2

Resposta:

Explicação

Os termos brincadeira, jogo e lúdico podem ser consideradas como atividades livres, capazes de envolver seus participantes, sem seriedade gerando alegria e prazer. Porém, uma reflexão sob o ato de brincar nos leva a compreensão de ser uma atividade séria para a criança.

Os jogos e os brinquedos fazem parte da vida da criança, independente de época, cultura e classe social, pois elas vivem num mundo de fantasia, de encantamento, de alegria, de sonhos, onde realidade e faz-de-conta se confundem. O jogo está na origem do pensamento, da descoberta de si mesmo, da possibilidade de conhecer, de criar e de mudar o mundo. Figueiredo (2004) apud kishimoto (2000).

Segundo Gomes (1993) “O primeiro brinquedo da criança é seu próprio corpo, que começa a ser explorado nos primeiros meses de vida passando, em seguida, a explorar no seu meio os objetos que produzem estimulações visuais, auditivas e cinestésicas”.

Portanto, com as brincadeiras a criança entra em contato com o mundo, adquire hábitos, e “todo hábito entra na vida como brincadeira” como pontua Benjamin (1984, p.75), também dá asas a sua imaginação, a fantasia, isto é, pode ser o que bem desejar ser, ora a mãe, ora o médico, ou a estrela do cinema, ou apenas ser feliz...

Perguntas similares