A constituição de 1891 foi fortemente inspirada na Constituição da República Argentina, na constituição dos Estados Unidos da América e na Constituição Federal da Suíça, fortemente descentralizadora dos poderes, dando grande autonomia aos municípios e às antigas províncias, que passaram a ser denominadas "estados", cujos dirigentes passaram a ser denominados "presidentes de estado". Foi inspirada no modelo federalista estadunidense, permitindo que se organizassem de acordo com seus peculiares interesses, desde que não contradissessem a Constituição.
A adoção do federalismo no Brasil, com a Constituição de 1891:
a) ampliou a participação popular nas eleições, uma vez que estados e municípios poderiam escolher seus próprios representantes para o executivo e legislativo.
b) garantiu uma maior equidade entre os estados brasileiros no que se refere ao desenvolvimento econômico e à estrutura urbana.
c) dificultou a consolidação do sistema republicano no Brasil, uma vez que a descentralização política dificultou a formação de um sentimento nacionalista.
d) atendeu às demandas das elites civis, principalmente a paulista, que objetivavam maior liberdade e poder dentro de seus estados.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
letra d
Explicação:
raissamendees:
Tem serteza?
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás