Considerando a realidade da América Portuguesa nas três primeiras décadas do século XVI, é correto afirmar que: a expedição exploradora de Gaspar de Lemos, em 1501, implantou o sistema de capitanias hereditárias para garantir o desenvolvimento da cana-de-açúcar. a Coroa portuguesa proibiu o estanco do pau- brasil, já que a madeira era contrabandeada por franceses e ingleses. as expedições de Cristovão Jackes, em 1516 e 1526, não tinham caráter militar, nem combateram estrangeiros. Tinham a função específica de reconhecer o território e implantar as feitorias. a atividade desenvolvida com autorização da Coroa portuguesa foi a extração de pau-brasil, uma atividade nômade e predatória, que não tinha a finalidade de promover o povoamento. a mão de obra indígena foi pouco explorada e bastante valorizada pelos portugueses, que presenteavam os nativos com objetos de grande valor no mercado europeu.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Em um primeiro momento, o interesse da coroa portuguesa para com o Brasil, era apenas na extração de riquezas, portanto a alternativa “D”, é a mais adequada.
Apesar de ao longo dos anos, os processos de exploração e extração de riquezas naturais terem se agravado, esse processo foi relativamente lento.
Talvez isso se deva às dificuldades de explorar o território novo, com fauna e flora desconhecidas. Mas posteriormente, o foco mudou, e não era apenas o Pau Brasil, passando também para a mineração de ouro.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás