Respostas
Resposta:
Os limites de fronteira que existem no continente asiático são: ao norte, Oceano Glacial Ártico; ao sul, Oceano Índico; a leste, Oceano Pacífico; a oeste, Mar Vermelho, que o separa do continente africano, o Mar Mediterrâneo e os Montes Urais que o separa da Europa.
Explicação:
A Ásia é o continente de maior extensão territorial do mundo, abriga grande parte da população mundial, cerca de 4,1 bilhões de habitantes, distribuídos em cerca de 44 milhões km², o que equivale a, aproximadamente, um terço das terras emersas do planeta. Possui limites com três oceanos: o Ártico, ao norte; o Pacífico, a leste; e o Índico, ao sul. O limite que separa a Ásia da Europa são os Montes Urais, uma cadeia de montanhas situadas a oeste do continente asiático.
O território do continente abrange, no sentido Leste-Oeste, onze fusos; no sentido norte-sul, se estende desde as grandes latitudes norte até as baixas latitudes sul. O resultado dessa imensidão de terras emersas é uma enorme variedade de paisagens naturais. São identificados diversos tipos de climas, variando entre os mais quentes até os mais gelados, dos quais podemos citar: árido, semiárido, equatorial, tropical, de montanha e polar, entre outros. O clima influencia diretamente na composição vegetativa do continente, por essa razão as principais coberturas vegetais identificadas na Ásia são: florestas equatoriais, tropicais e temperadas, inclui ainda estepes, savanas, pradarias, taiga, tundra e vegetação desértica.
A superfície do continente asiático é muito diversa, por isso são encontradas áreas de grandes altitudes, como o planalto do Tibete (ponto mais elevado do mundo), enormes planícies, entre outras características de relevo. É bom lembrar que a cordilheira do Himalaia se encontra na Ásia.