Respostas
Resposta:
Animais e vegetação da Mata Atlântica
A intensa devastação, felizmente, não foi suficiente para acabar com a grande variedade de animais e vegetais da Mata Atlântica. Ainda existe uma quantidade significativa de espécies, sendo catalogadas 160 espécies de mamíferos, 253 de anfíbios e mais de 6 mil exemplares de plantas endêmicas (grande variedade de epífitas: orquídeas e briófitas).
Boa parte dos animais brasileiros ameaçados de extinção estão presentes na Mata Atlântica. Quanto ao extrato vegetal, ele é constituído por um patamar mais alto, com árvores de estatura média de 35 metros, e outro mais baixo, caracterizado pela densidade arbustiva.
As folhas são típicas de florestas tropicais (latifoliadas e perenifólias, ou largas e persistentes). A Mata Atlântica apresenta árvores como o pau-Brasil, o ipê, o jequitibá-rosa e o cedro.
A Mata Atlântica é um importante bioma brasileiro. Então, nos locais onde está presente, a população e o poder público têm o dever de protegê-la, contribuindo para a preservação ambiental e para a sustentabilidade.
Esse é o pensamento do Terravista Brasil, onde estão situadas duas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), que totalizam 362,53 hectares de conservação de Mata Atlântica. Com um Plano de Responsabilidade Socioambiental em vigor desde 2005, o Terravista realiza diversas ações voltadas para a comunidade e para o público interno sobre temas ambientais relacionados à Mata Atlântica.
Explicação: