• Matéria: Português
  • Autor: KaYumi
  • Perguntado 9 anos atrás

Leia a seguir o excerto de um artigo publicado na internet:

“Gente, eu estou pasmo com o que li na revista Veja de 25/05/2011. Enquanto algumas pessoas, como eu, fazem o que podem para incentivar a melhoria da educação e cultura deste país, nossos governantes acobertam e aprovam uma verdadeira ofensiva à destruição cultural deste Brasil. Trata-se de, por meio de um livro adotado pelo MEC, intitulado Por Uma Vida Melhor, ensinar às nossas crianças que não existe certo ou errado em nosso idioma.
Se eu disser: Nós pegamos o peixe, sabemos que a frase está certa. A concordância verbal dentro dos padrões. No entanto, para essa nova frente que defende a “liberdade” no idioma, se eu falar: Nós pega o peixe, também está correto. Ora, vamos. Pensando dessa forma, podemos falar do jeito que “nóis querê”, pois assim, cada um inventa seu próprio idioma”. (SANTANA, E. Falar errado, agora é certo!!! Disponível em: . Acesso em: 2 nov. 2015)

Assinale a alternativa que expressa a ideia central do texto:
Escolha uma:
a. O texto ignora o conceito de modalidade, pois considera que há apenas um modo correto de se usar a língua e este deve obedecer às normas gramaticais, fundamentando-se na dicotomia “certo e errado”.
b. Para o autor, considerar as variações linguísticas, entre elas a de modalidade, contribui para o enriquecimento da cultura brasileira.
c. Para o autor, abordagens como a deste livro podem incentivar as pessoas a criarem seu próprio idioma, o que ele julga como algo bom, já que esse processo pode enriquecer a língua.
d. O texto critica o fato de não haver uma sistematização da fala para ser ensinada nas escolas, pois, para ele, também é importante ter esse conhecimento.
e. O texto trabalha com a ideia de modalidade, mas afirma que a modalidade escrita é melhor que a modalidade oral.

Respostas

respondido por: katyassishp
6
O texto ignora o conceito de modalidade, pois considera que há apenas um modo correto de se usar a língua e este deve obedecer às normas gramaticais, fundamentando-se na dicotomia “certo e errado”..
Perguntas similares