UFMS - adaptada) Muito já se escreveu sobre o período em que a Alemanha esteve sob o Governo Nazista de Hitler. No entanto, pouco se sabe sobre o período anterior à ascensão desse governo. Sobre esse assunto marque a alternativa INCORRETA sobre as causas da ascensão do Partido Nazista ao poder: * 1 ponto a) A Alemanha saiu com sua economia profundamente em crise após os quatro anos da Primeira Guerra Mundial, as cláusulas punitivas impostas pelo Tratado de Versalhes (1919) e a crise econômica de 1929 aumentaram o quadro de crise econômica na Alemanha. b) As organizações de grupos paramilitares, como as Tropas de Assalto, que eram contratadas pelo empresariado alemão a fim de combater movimentos de trabalhadores e de partidos socialistas e comunistas. c) A Revolução de 1930 no Brasil, que através de suas influências tenentistas, permitiu a Getúlio Vargas alcançar o poder, inaugurando a primeira ditadura com características totalitaristas no planeta Terra. d) O estabelecimento, na Rússia, do primeiro país com ideologia marxista, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, que procurava centralizar o movimento revolucionário marxista para a expansão de seu regime social e econômico.
Respostas
Resposta:
Sobre o período anterior à ascensão do governo nazista na Alemanha, temos que a afirmativa correta é a letra d) A Revolução de 30 e Getúlio Vargas representar o primeiro líder com características totalitárias.
A revolução de 1930 compreendeu um conflito armado resultante do assassinato de João Pessoa e resultou em um golpe militar contra a República oligárquica e a ascensão de Getúlio Vargas ao cargo de presidente.
Depois do anúncio do presidente Washington Luís, representante da oligarquia paulista, ter anunciado que iria apoiar Júlio Prestes, que também era um paulista, para que realizasse a sucessão do poder presidencial, enfureceu os membros da oligarquia mineira.
Esse anúncio fez com que os membros deveriam ter seus nomes indicados pelo presidente. Que então se aliaram com a oligarquia gaúcha. As principais características sociais que se destacaram no Estado Brasileiro em período após 1930 foram: a presença de um conflito intra-oligárquico, fortalecimento dos movimentos militares dissidentes e a busca pela queda da enorme hegemonia da burguesia exercida pelos produtores de café.