Sándor Ferenczi, considerado o enfant terrible da psicanálise, por sua ousadia em enfrentar questões delicadas em seu corpo teórico e clínico, e por sua dedicação ao que fora deixado de lado na obra de Freud, se destacou como um dos seus discípulos prediletos, bem como seu mais significativo colaborador. Conhecido por ser um analista eminentemente clínico, se ocupou da teoria do espaço analítico e do lugar do analista, procurando ampliar os limites terapêuticos da psicanálise e, em suas preocupações, privilegiou o tratamento de psicóticos, de pacientes psicossomáticos e casos-limites.
Sobre as modificações técnicas propostas por Ferenczi à terapêutica psicanalítica, analise as seguintes afirmações:
I. A técnica ativa foi pensada inicialmente por Ferenczi a partir da estagnação de um caso clínico, como uma de suas tentativas de solução da paralisia do trabalho analítico. Tratava-se de medidas provisórias destinadas a favorecer a continuidade do tratamento analítico, dificultando ou impedindo que o paciente recorresse a modos fixados de satisfação infantil que precisavam de elucidação psicanalítica para que ele suportasse a consciência de suas fantasias masturbatórias.
II. Ferenczi defendia a "insensibilidade do analista", dizendo que ele precisava assumir uma posição desafetada diante do que era trazido pelo paciente, e ocupar um lugar de abstinência durante o encontro clínico, principalmente diante dos casos mais severamente comprometidos, uma vez que o analista precisava se defender fortemente dos conteúdos projetados por esses pacientes.
III. Ao lidar com subjetividades severamente comprometidas pelo sofrimento psíquico, Ferenczi formulou um estilo clínico adequado ao manejo transferencial com esses analisandos, baseado na "elasticidade" da técnica, no sentido de que o analista, reverberando empaticamente o sofrimento apresentado por seu analisando, buscava promover um setting suficientemente adaptado às suas necessidades regressivas e à expressão da sua criatividade.
Estão corretas as afirmativas:
I, II e III.
Apenas II e III.
Apenas I e III.
Apenas a II.
Apenas I e II.
Respostas
Resposta:
Explicação:
a
A alternativa que apresenta as afirmativas corretas sobre as modificações técnicas propostas por Ferenczi à terapêutica psicanalítica é a letra C) Apenas I e III.
A seguir, analisaremos cada uma das proposições apresentadas no enunciado a fim de conferir a sua veracidade:
I - A primeira afirmativa está CORRETA, uma vez que foi Ferenczi quem pensou na técnica ativa quando viu estagnado um caso clínico. Essas medidas pretendiam fazer com que o tratamento analítico continuasse, fazendo com que o paciente não voltasse a se satisfazer de modo fixado.
II - A segunda afirmativa está ERRADA, porque Ferenczi defende a sensibilidade do analista, indo contra a insensibilidade por parte deste, já que o paciente poderia introjetar a censura contra o analista.
III - A terceira afirmativa está CORRETA, dado que Ferenczi criou um estilo clínico ideal à utilização transferencial com esses dados, baseado que o analista, se fosse empático, poderia criar um setting adaptado às necessidades e à criatividade.
Veja questão relacionada em:
https://brainly.com.br/tarefa/234728