• Matéria: Português
  • Autor: kerensilvanunes1
  • Perguntado 4 anos atrás

A capacidade de questionar nos leva aonde​

Respostas

respondido por: souzaesthefany10
3

Resposta:

Nos leva em impor a nossa opinião sobre algo,sobre o que achamos certo e errado.

Explicação:

Acho que é isso.


anasilveira2010: o vey eu ja respondi mais tudo bem seu ponbo
respondido por: anasilveira2010
2

O senso crítico é uma expressão que pode ter muitos significados, mas é recorrentemente usada de maneira vaga. Considerada como o oposto de senso comum, ela diz respeito a saber olhar ao redor com atenção. Sendo que entender a maneira como o mundo funciona, ter a habilidade de formular argumentos e participar ativamente da realidade social são capacidades que podem ser chamadas de críticas.

Na democracia liberal, a capacidade dos cidadãos saberem argumentar e perceber os problemas da sociedade é bastante valorizada. Portanto, a escola é uma das instituições que tentam ensinar o senso crítico. Entenda mais sobre esse assunto a seguir!

O que é senso crítico

O senso crítico é a capacidade de questionar e não aceitar prontamente o que nos é dito, imposto ou o que está no senso comum. Nesse sentido, ele envolve o exercício da racionalidade, da argumentação e da ciência.

Senso crítico nas escolas

As escolas modernas têm como um de seus objetivos disciplinar os membros da sociedade. Saber controlar seus impulsos, sentimentos individuais, e balancear com a razão e o bem coletivo são habilidades desejáveis a elas em uma sociedade democrática e liberal.

Isso ocorre porque o projeto de sociedade moderna tem como premissa a participação popular na política. Além da existência de uma pluralidade de opiniões. Entretanto, os cidadãos precisam ser ensinados a participar, a argumentar e a respeitar os pensamentos diferentes. Dessa forma, a escola cumpre o papel fundamental de ensinar o senso crítico.

Senso crítico político

Ter um senso crítico é saber também participar da política. Ou seja, argumentar, defender ideias e organizar grupos. E uma vez que na democracia todos devem ter a capacidade de fazer política, o Estado também oferece diversas formas de inclusão nesse mundo.

Por exemplo, como participar da política se ninguém entende o que você diz? A população surda enfrenta esse desafio porque, apesar de a libras ser o segundo idioma oficial no Brasil, poucos sabem sobre essa língua. Assim, oferecer mais escolas bilíngues é uma forma de proporcionar essa inserção.

Outro exemplo é em relação às camadas mais pobres da sociedade. Muitas crianças ainda se submetem ao trabalho infantil porque sua família necessita de força de trabalho para sobreviver. A existência de programas educacionais para que estudem e desenvolvam o senso crítico é uma boa opção, ao invés de se confinar ao trabalho.

Como desenvolver senso crítico

Seu desenvolvimento envolve uma diversidade de atitudes. Todavia, a maioria delas envolve o uso da razão, da argumentação e até de uma linguagem científica. Como pontua o sociólogo Pierre Bourdieu, é necessário que as pessoas tenham acesso aos bens culturais e intelectuais da sociedade. Para dessa forma saírem de uma condição desprivilegiada.

Perguntas similares