• Matéria: Geografia
  • Autor: lukascavalcante2009
  • Perguntado 4 anos atrás

5) O choque entre placas tectónicas também são responsáveis pela formação de grandes cadeias de montanhas (dobramentos modernos), cite algumas.​


thiagoleandromello: são exemplos de dobramentos modernos a Cordilheira dos Andes, na América do Sul, e a Cordilheira do Himalaia, na Ásia, onde se encontra o Monte Everest.

Respostas

respondido por: anasilveira2010
1

Resposta:

Os dobramentos modernos – também chamados de dobramentos terciários ou cadeias orogênicas – são um tipo de província ou estrutura geológica que, como o nome indica, possui uma formação recente. Esses dobramentos consistem basicamente nas grandes cadeias de montanhas existentes no planeta, como a Cordilheira dos Andes, na América do Sul; os Alpes, na Europa; as Rochosas, na América do Norte; a Cordilheira do Himalaia, na Ásia; entre outros casos.

A formação dos dobramentos modernos ocorreu graças aos movimentos orogenéticos da crosta terrestre, que são caracterizados pelo choque entre duas placas tectônicas, sendo geologicamente rápidos e formando áreas instáveis. O início da formação das principais cadeias de montanhas da Terra não ocorreu antes de 250 milhões de anos atrás, durante o período terciário.

Por serem áreas de formação geologicamente recente, os dobramentos modernos ainda estão passando por um lento processo de erosão, haja vista que não houve muito tempo para que os agentes externos ou exógenos pudessem atuar no sentido de modelar as suas formas. No caso dos dobramentos antigos, por exemplo, esse processo já ocorreu, o que deu origem a inúmeras áreas de planalto e contribuiu também para a origem das bacias sedimentares

Explicação:

Perguntas similares