Um estudo realizado no município de Maringá-PR, em escolas públicas e privadas, constatou que, dos 24 professores entrevistados, 45,83% não trabalham com a ginástica na escola. As justificativas dadas são: faltam material e local adequados; não se consideram capacitados para o ensino desse conhecimento; a ginástica não está prevista como conteúdo curricular; há falta de interesse pela ginástica rítmica por parte dos alunos. Essas respostas vêm refletir o fato de que os professores estão presos aos modelos padronizados do esporte. (SERON et al., 2007, p. 115)
SERON et al. A Ginástica na Educação Física escolar eo ensino aberto. Maringá, v. 18, n. 2, pág. 115-125, 2. sem. 2007.
A realidade descrita no trecho citado corresponde à realidade observada em muitas instituições de ensino. Com base nas definições de Ginástica Para Todos, justifique a relevância de utilização desse conteúdo no ambiente escolar.
Respostas
A Ginástica para todos é uma modalidade que procura ser abrangente e tenta conseguir maior alcance da ginástica.
O modelo padronizado do esporte, evidente em aulas de educação física, valoriza determinados esportes em detrimento de outros. Esportes como futebol e vôlei são muitíssimo presentes enquanto esportes como a ginástica são normalmente esquecidos.
Assim, é importante a existência de modalidades que busquem retirar os professores deste modelo padrão de aulas e que estimulem a procura pela presença de locais e instrumentos adequados para a prática de esportes que não são os poucos que já são muito valorizados e presentes.
Como resultado, é possível abranger a prática de ginástica para mais estudantes e fazer a diferença na vida de muitos estudantes.