Há no texto algumas marcas de discurso direto. Como é possível saber quando é a fala do personagem cobrador e da mulher? * 1 ponto a) A marca linguística da fala de cada um dos personagens aparece por meio do uso dos dois pontos. b) A marca linguística da fala de cada um dos personagens aparece por meio do uso do travessão. c) A marca linguística da fala de cada um dos personagens aparece por meio do uso das vírgulas. d) A marca linguística da fala de cada um dos personagens aparece por meio do uso da paragrafação. 2. No decorrer da história há uma quebra da expectativa, ou seja, o final não é o esperado. Qual o efeito de sentido produzido por essa quebra? * 1 ponto a) Ironia, pois a personagem é irônica quando oferece um guarda-chuva querendo agradar o cobrador. b) Metalinguagem, pois o tema da crônica é o próprio fazer literário do cronista e isso fica evidente com a fala do cobrador. c) Intertextualidade, pois sempre que há quebra de expectativa, há o efeito surpresa. d) Humor, pois a produção do humor sempre se dá por meio do efeito surpresa, da ruptura da expectativa.
Respostas
1) - b) A marca linguística da fala de cada um dos personagens aparece por meio do uso do travessão.
2) - d) Humor, pois a produção do humor sempre se dá por meio do efeito surpresa, da ruptura da expectativa.
Espero ter ajudado ^-^
Se puder me seguir agradeço ♡
Resposta:
1. Há no texto algumas marcas de discurso direto. Como é possível saber quando é a fala do personagem cobrador e da mulher? *
b) A marca linguística da fala de cada um dos personagens aparece por meio do uso do travessão.Parabéns, é isso aí! Alternativa “B”. A marca linguística da fala de cada um dos personagens aparece por meio do uso do travessão.
2. No decorrer da história há uma quebra da expectativa, ou seja, o final não é o esperado. Qual o efeito de sentido produzido por essa quebra?
d) Humor, pois a produção do humor sempre se dá por meio do efeito surpresa, da ruptura da expectativa.
Parabéns, é isso aí! Alternativa “D”. O efeito produzido é o de humor, pois a produção do humor sempre se dá por meio do efeito surpresa, da ruptura da expectativa.
Explicação: