O que foi o regime político que surgiu e desapareceu em países europeus no século XX que tinha o controle total da vida pública e da privada?
Respostas
Resposta:
Na Europa pós Primeira Guerra há o crescimento de um sentimento de revanchismo dos países derrotados nessa guerra, sobretudo a Alemanha, país que sofreu as mais pesadas penas. Nesse sentido, líderes autoritários como Adolf Hitler surgem aproveitando-se dessa mágoa resiliente nos povos derrotados. Para tanto, cria-se a noção de "nós contra eles", isto é, polariza-se o deabate político em uma falácia que afirma existir apenas dois lados: "nós" que somos bons e eles que são maus. Por conseguinte, com o debate empobrecido, esses líderes articulam-se de modo a buscar explicações simples que convençam as massas a segui-los. No caso de Hitler, esse propõe a Solução Final, a qual era o extermínio do povo judeu. Não obstante, percebe-se que em regimes totalitários o líder é sempre acompanhado de figuras enobrecedoras que inspirem vitalidade, força e coragem. Nessa ótica, observa-se as inúmeras propagandas stalinistas, por exemplo, que associam o líder soviético ao cuidado com as crianças, paz e generosidade.
Portanto, fica claro que a propaganda e a disseminação de supostos inimigos máximos conduz ao empobrecimento do debate e polarização o que, por sua vez, permite a ascensão de líderes totalitários que apresentem-se como os entes que podem preencher esse vazio e solucionar, quase que magicamente, os problemas da nação - os quais, naturalmente, costumam restringir-se a derrubar inimigos.
Explicação: