Respostas
Resposta: Assim, em 1991, com o fim da União Soviética, ocorre uma nova configuração política, em que os Estados Unidos se tornou soberano e o capitalismo foi integrado, praticamente, no mundo inteiro.
É neste cenário que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) se torna o tratado militar internacional mais poderoso do mundo.
Assim, o planeta deixa de ver o mundo como uma Ordem Bipolar e busca novos conceitos para tratar sobre o novo plano político, entre eles:
Unipolaridade: Utiliza o ponto de vista militar, tendo os EUA como soberanos diante da impossibilidade de rivalização contra ele.
Multipolaridade: Desconsidera o poder militar como principal critério, colocando no lugar o poder econômico; assim, novas frentes surgem para rivalizar com os EUA, como o Japão e a União Europeia, revertendo para a China, no início do Século XXI.
Unimultipluralidade: Considera um duplo caráter sobre a ordem de poder global. Considerando o “uni” da supremacia militar e política dos EUA e o “multi” dos diversos centros de poder econômico.
Explicação:
Explicação:
Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, tivemos uma organização política baseada na bipolaridade mundial entre Estados Unidos e União Soviética. Com o fim dessa Guerra Fria, foi iniciada uma nova ordem mundial, baseada não mais na bipolaridade, mas na multipolaridade.
A ordem multipolar, defendida por muitos historiadores e geógrafos, dita que o poder estaria dividido entre diversos países, como a Alemanha, os Estados Unidos, o Japão, a China, a Índia, o Brasil, dentre outros. No entanto, essa mudança de uma ordem bipolar para uma multipolar ainda enfrenta críticas. No que se refere a uma ordem cultural e militar, considera-se que existe uma ordem unipolar, liderada pelos EUA.
Espero ter ajudado, bons estudos.