Em 1792, com o fim da Monarquia Constitucional na França, uma nova Assembléia Constituinte foi eleita, chamada de Convenção e sua primeira decisão foi proclamar a República. Que fim então, teve o rei Luís XVI? *
b) Foi julgado e enviado para o exílio fora dos territórios franceses
a) Foi Julgado e absolvido pelo povo que o adorava como verdadeiro rei
d) Foi eleito presidente da República em substituição à monarquia.
c) Foi julgado e condenado por traição, sendo executado na guilhotina
Respostas
Resposta:
foi julgado e enviado exilo fora dos territórios frazezse
Resposta:
A vitória do exército popular contra os reinos da Prússia e da Áustria, em 1792, que haviam tentado invadir a França, fortaleceu os grupos políticos republicanos, o que levou ao fim da fase da Monarquia Constitucional da Revolução Francesa. A Proclamação da República em setembro de 1792 deu início a uma nova fase da Revolução, a da Convenção Nacional.
A Convenção Nacional havia sido eleita na Assembleia Nacional, funcionando como uma espécie de Poder Executivo. A instauração da República – famosa pelo lema liberdade, igualdade e fraternidade – levou à elaboração de uma nova Constituição, que buscava garantir maiores direitos às classes baixas da população.
Um novo calendário foi criado, indicando 1792, ano da proclamação da República, como o ano I do calendário revolucionário. Era uma forma de atacar o cristianismo e dar mais espaço ao racionalismo na vida social francesa.
A instauração da República era ainda uma forma de tentar resolver os problemas que existiam na sociedade
Explicação: