A flexibilidade pode ser definida como a qualidade física responsável pela execução voluntária de um movimento de amplitude angular máxima, por uma articulação ou conjunto de articulações. Uma boa flexibilidade pode: *
retardar o crescimento ósseo.
melhorar a capacidade aeróbica.
prevenir lesões.
piorar o desempenho do atleta.
Respostas
Olá! Espero que eu possa ajudar:
Ter uma boa flexibilidade pode ajudar a prevenir lesões e melhorar o desempenho atlético.
Explicação mais detalhada:
Flexibilidade pode ser definida como a capacidade de a estrutura muscular esquelética se estender, sem danos, ferimentos ou lesões e com ampla movimentação numa articulação ou grupos de articulações como a capacidade de uma articulação mover-se com facilidade em sua amplitude de movimento.
A flexibilidade não se apresenta de modo uniforme nas diversas articulações e nos movimentos corporais, sendo comum, em um dado indivíduo, que sua amplitude máxima seja boa para determinados movimentos e limitada para outros.
Vale lembrar: Embora exista vasta literatura científica sobre o assunto, ainda não há consenso quanto a definição precisa da flexibilidade e outras definições podem ser encontradas.
Benefícios:
Embora o aprimoramento e manutenção de uma boa amplitude de movimento ajuda a melhorar a qualidade de vida e auxilia no desempenho esportivo, a flexibilidade é um componente frequentemente negligenciado em um programa de condicionamento físico. Entre alguns benefícios, podemos citar:
- Profilaxia de lesões;
- Profilaxia postural, profilaxia de desequilíbrio muscular;
- Otimização das capacidades motoras condicionantes e coordenativas;
Espero ter ajudado, até mais!