O trecho "Navegar é preciso, viver não é preciso" não é dos Lusíadas de Camões, como às vezes se ouve falar. Na verdade, essa frase aparece num poema do poeta português Fernando Pessoa: Este era o lema dos antigos navegadores, pois embarcar nos navios da rota das Índias era realmente uma grande aventura. Portugal foi o primeiro a realizar essa grande proeza.
Assinale a alternativa que justifica o pioneirismo português nas grandes navegações marítimas:
-Devido ao fato de ter a primeira monarquia parlamentar dos tempos modernos, em virtude da aliança entre nobreza castelhana e rei.
-O processo de reconquista do território português, em decorrência da Guerra dos Cem Anos contra a Inglaterra, motivou os grandes navegadores portugueses a se aventurarem pelos oceanos desconhecidos.
-O espírito aventureiro dos grandes navegadores portugueses, que viam nesse empreendimento a possibilidade de agradar à Igreja Protestante, foi o grande motivo do sucesso de Portugal nas Grandes Navegações.
-O pioneirismo português está associado aos investimentos do capital alemão, graças à grande ligação entre as duas maiores nações europeias da época.
-Portugal beneficiou-se do fato de possuir uma burguesia mercantil, que estava interessada em ampliar seu comércio.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
o processo de reconquista do território português....
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás