• Matéria: Filosofia
  • Autor: isa04118
  • Perguntado 4 anos atrás

III – Escreva (V) para verdadeiro e (F) para falso nas alternativas abaixo:

1. ( ) É assim que trabalha a filosofia: burilando primeiramente os pensamentos, depois o discurso, a conversação, até alcançar um entendimento mais claro e preciso sobre uma questão, pois, como disse o pensador espanhol José Ortega y Gasset, “a clareza é a cortesia do filósofo”.

2. ( ) Vivemos mergulhados na linguagem tanto quanto em nossos corpos e em nossas emoções. Por meio dela, construímos boa parte do que somos e do mundo à nossa volta; consolidamos nossas crenças, nossas ações e nossa cultura.

3. ( ) Se observarmos nossas conversas diárias, por exemplo, notaremos que usamos muitas palavras acreditando não apenas conhecer plenamente o que elas querem dizer, como também que, ao empregá-la, estamos todos falando da mesma coisa.

4. ( ) Se analisarmos um pouco mais profundamente tais conversações, nos daremos conta também de que, na maioria das vezes, nos expressamos como se conhecêssemos o que é bom e o que é mau, certo e errado, belo e feio, agradável e desagradável, útil é inútil etc.

5. ( ) Se nos centrarmos, por outro lado, nas ações que empreendemos todos os dias, veremos que agimos de acordo com essa mesma crença de que não sabemos o que é melhor para nós.

6. ( ) Apesar de ser considerado um homem sábio por muitos de sua época, Aristóteles reconhecia sua própria ignorância a respeito de temas que a maioria das pessoas acredita conhecer. Por isso, vivia cheio de dúvidas. "Só sei que nada sei”, costumava repetir.

7. ( ) O único grande conhecimento que Sócrates admitia possuir, porém, era a arte de perguntar.

8. ( ) Desse modo Sócrates começa a expor pormenorizadamente analogia que há entre sua prática e a de seu pai: o filósofo seria um "parteiro” de corpos e não de almas.

9. ( ) O grande dom de Sócrates seria de saber formular perguntas adequadas para ajudar as pessoas a conceberem, por elas mesmas, a verdade sobre os diversos temas.

10. ( ) A dialética socrática - platônica apresenta dois momentos importantes: a refutação (ou ironia) e a maiêutica.

Respostas

respondido por: ropodripigosilva
1

Resposta:

1(F)

2(F)

3(V(

4(F)

5(V)

6(V)

7( V)

8(F)

9(F)

10(V)

Explicação:

ESPERO TER AJUDADO...


ropodripigosilva: Acertei todas
ropodripigosilva: para mas resposta adicionem esse número "93 9122 7672"
Perguntas similares