Água, de Pina Bausch
Para criar seus trabalhos coreográficos, Pina Bausch buscava a participação dos bailarinos, incorporava experiências individuais deles à sua obra. Os figurinos incluíam leveza e roupas do dia a dia, destacavam a beleza e o movimento dos artistas.
São diversas as contribuições de coreógrafos para a dança. O processo criativo de Pina tem relações diretas com a consciência corporal e sobre a possibilidade de movimentos. Observe as sentenças sobre as relações do trabalho de Pina Bausch com os estilos de dança.
I. O trabalho de Pina Bausch tem direta relação com o trabalho de Angel Vianna, uma vez que ambas levam o foco da criação coreográfica ao bailarino.
II. Podemos aproximar o trabalho de Pina Bausch aos conceitos de dança contemporânea, graças à infinidade de movimentos, uso de novos materiais e a fusão de linguagens artísticas.
III. Pina Bausch faz uso da metodologia proposta por Martha Graham e de sua elaboração de estudos de planos de movimentos.
IV. Pina Bausch e seu processo de criação coreográfica aproximam-se do método do balé neoclássico.
Marque a alternativa correta.
Respostas
A resposta correta é a alternativa II: "Podemos aproximar o trabalho de Pina Bausch aos conceitos de dança contemporânea, graças à infinidade de movimentos, uso de novos materiais e a fusão de linguagens artísticas."
Pina Bausch foi uma bailarina e coreógrafa alemã, que ganhou destaque mundial por sua originalidade na dança, trazendo novos movimentos à dança e com a interpretação corporal e artística únicas. Ela começou sua carreira na Alemanha e também foi bailarina de destaque nos Estados Unidos.
Sua dança se aproximava do estilo contemporâneo, mas era chamada de "Dança-teatro contemporânea". Em suas performances mesclava elementos da dança e teatro, com diálogos, canto, uso de personagens, figurinos e a dança em tudo.
Espero ter ajudado, bons estudos!